O calmo mar azul cristalino de Alagoas vive dias agitados com a chegada da alta temporada de cruzeiros que atracam no Porto de Maceió. Somente nesta última semana, três grandes navios chegaram a capital, trazendo aproximadamente oito mil turistas para o Estado. Para atender essa demanda, os receptivos turísticos, restaurantes e bares investem na contratação de mão de obra qualificada para melhor receber esses visitantes, gerando emprego e renda para a população alagoana.
É o caso da Transamérica Receptivo, que trabalha atendendo os turistas que chegam ao Porto de Maceió, levando a passeios turísticos pela capital e região metropolitana. Somente para esta alta temporada, que vai contar com sete navios até o fim de março de 2018, a empresa contratou 49 profissionais para atender aos turistas que passam o dia por aqui.
Leia também
"Essas contratações são na modalidade freelancer para atender aos dias em que os navios atracam no nosso Porto. Ao todo, nós temos 120 colaboradores regulares e contratamos mais 49 pessoas para atender a alta temporada de cruzeiros. Eles recebem por diária, os contratados são trilíngues para auxiliar o atendimento a turistas estrangeiros", conta o gerente de eventos e receptivos da Transamérica, Josi Mendes.
A argentina Daniela De los Angeles Dalmao Pereyra adotou Alagoas como lar há quinze anos e há dois trabalha como tradutora freelancer para os receptivos que atendem os turistas no Porto de Maceió.
"Faço a tradução para os visitantes e guias, acompanhando os passeios pela cidade. É um freelance que incrementa a minha renda e colabora pra que eu consiga viajar ou investir. Além disso, nós fazemos contatos para trabalhar também em eventos como congressos e simpósios internacionais que acontecem em Alagoas", conta Daniela De los Angeles.
O alagoano Gustavo Bruno Morais também trabalha recebendo os turistas no Porto, já tendo um contrato fixo de trabalho há três anos. "Adoro trabalhar com o turismo. Com o dinheiro que ganho aqui pago minha faculdade, compro minhas coisas, conquistei minha independência", conta orgulhoso.

CRESCIMENTO
A temporada 2017/2018 de cruzeiros registrará 106% de aumento de passageiros no comparativo com o ano passado. Entre este ano e o próximo, a previsão é que 27.540 pessoas desembarquem na capital alagoana, em oito cruzeiros que irão atracar no Porto de Maceió. Na temporada passada, o número de passageiros e tripulantes foi de 13.326, distribuídos em oito navios.
"O turismo em Alagoas não para de crescer e com a temporada de cruzeiros não seria diferente. Vamos receber ainda mais turistas dessa vertente que o ano passado e o trabalho da Sedetur é garantir que estes sejam bem recebidos e tenham uma experiência completamente prazerosa e positiva com nosso Destino. Para isso instalamos tendas para recebê-los na Orla da capital para facilitar o translado e disponibilizamos atendimento tríliingue (inglês, espanhol e português) já que boa parte desses cruzeiristas são estrangeiros", contou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Ainda segundo o secretário, o investimento feito pelos turistas de cruzeiro movimenta a economia alagoana. "Esses turistas movimentam a nossa economia, fazendo passeios para e frequentando restaurantes, gerando emprego e renda para população. A Sedetur faz a sua parte promovendo a capacitação para o mercado de trabalho, como no caso do Pronatec, e na orientação aos trabalhadores do trade turístico por meio do 'Capacita Sedetur' que leva oficinas de orientação sobre atendimento ao turista e marketing pessoal a todas as regiões do Estado", completa Rafael Brito.