Representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) reuniram empresários de diversos setores do estado para anunciar a concessão de R$ 700 milhões frutos de empréstimos, com o objetivo de fomentar a economia alagoana. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (13), no auditório da Casa da Indústria, no bairro do Farol, em Maceió.
No evento, os empresários alagoanos foram informados sobre a disponibilidade, no próximo ano, dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). "Há normas técnicas que devem ser seguidas, mas a disponibilidade de recursos é ampla. Teremos mais de R$ 700 milhões só para Alagoas", informou o superintendente do BNB em Alagoas, Pedro Ermírio Freitas Filho, acrescentando que o financiamento possui menores taxas de juros e prazos mais longos para o pagamento. A medida contempla todos os setores, desde o micro ao grande empresário.
Leia também
Segundo Pedro Ermírio, a reunião, que acontece em todos os estados do Nordeste, é um canal aberto para que os empresários apresentem suas demandas e tirem as dúvidas que tenham em relação ao FNE. Na oportunidade, foram apresentados os resultados dos financiamentos nos anos anteriores e as pretensões para o ano de 2019.
"É importante esclarecer que não é o banco dizendo onde serão aplicados os recursos do FNE; é o banco ouvindo as demandas desses diversos setores e construindo a programação do que se pretende fazer em 2019. Também temos uma expectativa muito forte de novas indústrias e com um volume de recurso muito alto. No próximo ano, talvez, tenhamos uma surpresa em relação ao setor industrial", expôs o superintendente.

Conforme assinalou o BNB, a maior demanda de crédito em 2018 é reservada à Pecuária, Comércio e Serviço. Na visão do banco, por sua vez, a Agricultura é um dos setores que mais recebem investimentos, o que contraria posicionamento do empresariado da área.
"A Agricultura pode estar sofrendo com as dificuldades do setor sucroalcooleiro. Na década de 90, existiam 37 usinas e, atualmente, são apenas 13. Muitas áreas de cana estão sendo convertidas em pastagem", disse Nobel Loureiro, assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).
O FNE é um dos principais instrumentos de financiamento ao setor produtivo, destinado a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. Os recursos são distribuídos por meio do BNB, uma instituição financeira federal de caráter regional.
Participam do encontro dirigentes das entidades de classe da Indústria (Fiea), Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), Agricultura e Pecuária (Faeal), da Associação Comercial e de diversos outros segmentos econômicos.
A mesa foi composta por José Rubens Dutra, superintendente de Políticas de Desenvolvimento do BNB; Hibernon Cavalcante, representando a Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura; Rosenando Neto, diretor de Negócios do BNB; José Carlos Lyra, presidente da Fiea; Perpétuo Cajazeira, diretor de Planejamento do BNB; e Pedro Ermerino, Superintendente Estadual do BNB/AL.