O edital para concessão do aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Alagoas, será publicado na quinta-feira, 29, informou esta tarde, ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro.
Segundo ele, a concessão do terminal será feita no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), uma vez que o prazo mínimo para a realização do leilão do aeroporto é de, no mínimo, cem dias a partir da publicação do edital.
Leia também
Além do aeroporto alagoano, o edital também contemplará a concessão dos aeroportos do Recife (PE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop (MT), Vitória (ES) e Macaé (RJ).
O sinal verde para a concessão do Zumbi dos Palmares e dos outros onze aeroportos foi dado no dia 24 de outubro pelo Tribunal de Contas da União. O prazo para a realização do leilão foi objeto de pressões por parte dos grupos interessados, que pressionavam para que o leilão fosse realizado ainda este ano, temendo alguma descontinuidade ou atraso por causa da troca de governo.
Segundo dados Superintendência de Desenvolvimento Aeroportuário da Infraero, o aeroporto alagoano tem capacidade para receber 5,3 milhões de passageiros por ano. Em 2017, passaram pelo Zumbi dos Palmares 2,068 milhões de passageiros, sendo 1,887 milhão deles domésticos. Ao todo, 17.954 aeronaves - entre pousos e decolagens - passaram pelo aeroporto no período.