O novo jingle de Cícero Almeida (PMDB) "Foi Cícero que fez", que vem sendo alvo de memes e de muitas piadas nas redes sociais, teria sido "copiado" da campanha feita por Paulo Maluf em São Paulo em eleições anteriores. Um vídeo que está sendo distribuído nas redes sociais comprova a semelhança.
No vídeo, são mostradas as obras em São Paulo e, semelhante ao que acontece na campanha de Almeida, a frase "Maluf que fez, Maluf que faz". O ritmo colocado no jingle de Cícero também é bastante semelhante a de Maluf, além da forma como a cidade é apresentada no vídeo.
Leia também
Por meio de nota, a assessoria de Cícero Almeida explicou que é comum a reutilização de "clássicos" com nova roupagem no mundo da propaganda. Na nota, o candidato adversário, Rui Palmeira, também é alfinetado por Almeida.
Confira na íntegra:
No mundo da propaganda, a recriação de peças bem-sucedidas é uma constante. Clássicos são reutilizados com nova roupagem a todo o momento. Acontece assim em Maceió, no Brasil afora e em todo canto do planeta onde haja liberdade.
Numa eleição justa e democrática, como o cidadão exige, o debate sobre forma não deve jamais se sobrepujar a discussão sobre conteúdo e sobre a responsabilidade social de se informar o eleitor com a verdade.
E a verdade é que Cícero fez, é que Cícero faz e é que Cícero vai fazer muito mais por Maceió.
O mercado publicitário sabe que a propagada do candidato Rui Palmeira (PSDB) é uma colagem de plágios - com qualidade bem inferior - de campanhas do PT, entre elas, Fernando Haddad (2012) e Lula (2006). Campanhas, por sinal, investigadas pela Operação Lava-Jato. O conflito de ser um candidato tucano com marketing petista cabe ao próprio Rui explicar.
Antes de tentar criar um factoide para censurar a campanha de Cícero, o candidato Rui Palmeira deveria mostra o que fez. Se fez.
No 1º turno
No primeiro turno, Almeida também se utilizou de trechos inteiros das propostas apresentadas nas eleições de 2012, pelo então candidato Ronaldo Lessa (PDT), conforme denúncia feita pela Folha de São Paulo. Parágrafos e frases foram totalmente copiados ou sofreram pequenas alterações.
Sobre a saúde, por exemplo, o programa de Lessa dizia: "O objetivo deste programa é traduzir as ações de saúde municipais oriundas da relação do Governo Municipal e Comunidade na busca de serviços de saúde mais resolutivos e humanizados, contribuindo para definição de políticas e aplicação de recursos que visem solucionar os problemas de saúde nas comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem estar social da população". O texto de Cícero é idêntico, inclusive, ao citar a "busca de serviços de saúde mais resolutivos e humanizados".
Dos 26 tópicos listados por Cícero no tema da Educação, por exemplo, 18 tinham transcrições idênticas ou muito semelhantes aos 23 tópicos do plano de Lessa.
Na ocasião da denúncia, a assessoria de Cícero Almeida informou àGazetawebque a equipe dos dois planos de governo era a mesma e que a falta de avanços nas questões mais demandadas pela população explicavam as semelhanças no texto.