Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Beach Wrestling: conheça o gênero da luta olímpica que conquista adeptos em AL

Modalidade tem regras adaptadas para o combate na areia, com disputas que duram apenas dois minutos; estado já coleciona campeões

Você já ouviu falar do beach wrestling, também conhecido como luta de praia? A modalidade, que vem conquistando cada vez mais adeptos em Alagoas, é uma derivação da luta olímpica tradicional que chama a atenção exatamente por ser praticada na areia. E a prova de sua expansão é que, no último domingo, o povoado de Barra Nova, em Marechal Deodoro, foi palco do 1º Campeonato Alagoano de Beach Wrestling, reunindo mais de 90 atletas de todas as partes do estado.

E apesar de pouco conhecida por aqui, Alagoas já sediou vários campeonatos de luta de praia. Porém, foi somente a partir de 2014 que o estado passou a ganhar status de verdadeiro polo da modalidade, conseguindo, inclusive, receber o Campeonato Brasileiro de Beach Wrestling já no ano seguinte.

Leia também


			
				Beach Wrestling: conheça o gênero da luta olímpica que conquista adeptos em AL
FOTO: Cortesia

E quem já se aventura na nova modalidade é o alagoano Ediglydson da Silva. Multicampeão nas artes marciais, o atleta levou a medalha de ouro no Estadual, vencendo a categoria acima de 90 kg. Também praticante de luta olímpica, ele comenta a experiência nas areias.

- Essa nova modalidade da luta olímpica tem me ajudado bastante, sobretudo na preparação para várias outras disputas, já que lutar na areia exige um esforço físico muito grande de qualquer atleta. E os resultados que venho obtendo na praia vêm me dado uma confiança gigantesca para lutar em qualquer modalidade.

Éder Paiva, por sua vez, é um ex-atleta da seleção brasileira de wrestling que, hoje, é responsável pelos eventos de luta de praia em Alagoas. Segundo ele, o esporte tem despertado sobremaneira o interesse do público local.

- Como a modalidade ainda não é muito divulgada, o nosso público é muito pequeno em relação a outros esportes. Mas, sempre ganhamos mais adeptos a cada competição, que também serve para propagar o esporte. Quem entra não sai mais. Além disso, o pessoal se encanta quando divulgamos fotos dos participantes em ação. Logo perguntam como faz para aprender, atraídos pela simplicidade do evento e das regras.

Regras

E as regras da luta de praia são, de fato, bem simples. A disputa acontece em um círculo delimitado na areia, onde o objetivo é derrubar o adversário ou retirá-lo para fora da área de luta durante um único round de dois minutos. Somente durante um ataque ou defesa de um golpe é que o lutador pode encostar as mãos e os joelhos na areia.

O detalhe é que a luta não pode ir para o solo e, de acordo com regulamentação da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), o participante que somar três pontos é declarado o vencedor. Caso o combate termine empatado, ficará a cargo do árbitro central dar a vitória ao lutador que apresentar maior combatividade. Se isso não for possível, o árbitro deverá ir acrescentar um minuto de tempo extra para se conhecer o vencedor.

Confira a pontuação de cada golpe.

1 ponto:

2 pontos:

Promessas alagoanas

Outro que vem se destacando na modalidade em Alagoas é o jovem atleta Wanderson Messias. Com apenas 16 anos, Wanderson - que pratica esporte desde muito pequeno - vem gastando toda a sua energia na luta olímpica, chegando, inclusive, a representar o estado na seleção brasileira de Wrestling, com quem faturou o ouro no Brasileiro, em março deste ano.


			
				Beach Wrestling: conheça o gênero da luta olímpica que conquista adeptos em AL
FOTO: Cortesia

Apesar de ter disputado apenas 3 campeonatos na praia, o jovem já se entusiasma com o desempenho alcançado até aqui. No Campeonato Alagoano do último domingo, Wanderson se deu bem mais uma vez e levou para casa o título na categoria acima de 80 kg. ÀGazetaweb, ele falou sobre o que esperar da modalidade em Alagoas.

- Lutar na praia é bastante diferente da luta olímpica comum. Mas vejo que a modalidade vem crescendo muito nos últimos anos, o que é bom para o nosso estado. Além disso, o nível das competições é sempre muito alto, com atletas qualificados. Por isso, tenho certeza de que Alagoas estará sempre bem representada.

Quem tenta seguir os passos de Wanderson é Rayanne Domiciano da Silva, de 20 anos. Moradora do sítio Sapucaia, na zona rural de Arapiraca, a atleta foi campeã na categoria até 60 kg. Questionada sobre o seu maior sonho, ela é direta: "Chegar à seleção brasileira e, quem sabe, disputar uma Olimpíada representando o meu país".


			
				Beach Wrestling: conheça o gênero da luta olímpica que conquista adeptos em AL
FOTO: Cortesia

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X