No próximo dia 16 de dezembro, Maceió vai sediar o Campeonato Alagoano de Luta Olímpica 2017. A competição será realizada no Colégio Tiradentes, no bairro do Trapiche, e deverá contar com cerca de 150 atletas lutando em busca do ouro estadual.
O torneio será dividido nas categorias livre e greco-romana. A principal diferença entre as duas é que, na greco-romana, os lutadores só podem usar os braços para derrubar o oponente, e apenas golpes da linha da cintura para cima são permitidos. Diferentemente do que ocorre na luta livre, na qual o atleta tem a liberdade de usar qualquer parte do corpo para atacar e defender.
Leia também
Para o presidente da Federação Alagoana de Lutas e Associadas, Ivo Antônio da Silva Neto, o esporte está passando por um processo de ascensão em Alagoas.
- Eu posso dizer que estou orgulhoso porque, em 2017, Alagoas trouxe o maior número de medalhas a nível nacional da história. Ao todo, trouxemos 14 medalhas do Campeonato Brasileiro, o vice-campeonato sul-americano, conquistado pelo atleta Marcos Gregório, além da medalha de prata na Copa do Brasil, conquistada pelo Ediglydson da Silva. Acredito que atualmente é a modalidade que mais traz medalhas para o nosso estado.
Os lutadores que conquistarem as medalhas de ouro no Campeonato Alagoano irão fazer parte da seleção de Alagoas no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica, no próximo ano.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 15/12/17 (sexta-feira) - Estádio Rei Pelé
Dia 16/12/17 (sábado) - Colégio Tiradentes (bairro Trapiche)