O Desportivo Aliança está na semifinal da Copa Alagoas de 2022. Na tarde desta quarta-feira (16), no Estádio da Ufal, em Maceió, o Tricolor goleou o Jaciobá por 4 a 0, com gols de Filipe André e Leonardo, no 1¹º tempo, e Pilar, duas vezes, na etapa complementar. Coincidência ou não, no último sábado (12), as equipes duelaram pela 7ª rodada do Estadual e o time maceioense também ganhou pelo mesmo placar, rebaixando o Azulão do Sertão.
Calendário
Agora, o Aliança vai assistir de camarote ao duelo entre Coruripe x ASA, logo mais, às 19h, no Gerson Amaral. Quem vencer nesta partida, encara o Tricolor neste fim de semana pelas semis. Por outro lado, rebaixado à 2ª Divisão no Campeonato Alagoano, o JAC encerra a sua participação na temporada 2022 de forma precoce e melancólica, com a eliminação na Copa Alagoas.
Artigos Relacionados
1º Tempo
O Desportivo Aliança controlou as ações do jogo na etapa inicial e construiu a vantagem com todos os méritos. Ou seja, o Jaciobá demonstrou muita dificuldades na partida, assim em todos os jogos do Estadual. Filipe André, melhor em campo, preencheu vários espaços no campo e ajudou muito o Tricolor, abrindo o placar, de pênalti, aos 11 minutos.
Luciano sofreu a infração na conclusão da jogada. Depois, Luidy salvou o JAC, aos 17', em mais uma investida dos mandantes. Porém, após o escanteio, Filipe André cabeceou à queima-roupa e Léo pegou a sobra e empurrou para o fundo das redes: 2 a 0. Do outro lado, o time errava muitos passes simples ou esbarrava boa a marcação oponente. O goleiro Flávio, dos anfitriões, praticamente assistiu à partida.

Aos 23 minutos, o Aliança ameaçou outra vez, novamente com Filipe André. Adriel deu um cavadinha para o atacante, que pelo setor esquerdo, perto da pequena área, driblou o adversário de cabeça, mas, ao tentar cruzar, outro defensor afastou a redonda pela linha de fundo.
O Jaciobá conseguiu reduzir o ímpeto do Aliança por alguns instantes, mas não executou suas jogadas.À vista disso, os lances ficaram mais previsíveis, com faltas táticas. Na casa dos 40', quase Luciano ampliou o placar. Adriel levantou na área, Bebel escorou de cabeça e o atacante tentou completar para o alvo, de carrinho, mas chegou atrasado. Fim de papo!

2º Tempo
A etapa final pouco mudou em relação ao comportamento das equipes. Isto é, o Aliança continuou propondo o jogo, ameaçando por baixo e pelo alto, e o JAC seguiu se defendendo, na medida do possível. O jovem goleiro Luidy até fez seu papel, fazendo pelo menos quatro grandes defesas.
Em outras palavras, ele fez três milagres, de frente para o oponente. O primeiro foi no puro reflexo, aos nove minutos. Bebel puxou contra-ataque, tabelou com Luciano, que foi travado pela zaga, porém, no rebote, Pilar fuzilou para o alvo, mas Luidy salvou com os pés.

Minutos depois, o camisa 01 espalmou para escanteio o arremate de Filipe André. A bola desviou na zaga e ganhou velocidade. Na sequência, após a zaga afastar cruzamento, Paulo pingou bola na área, a zaga cortou mal, Pilar matou no peito, na marca da cal, e mandou de primeira. Luidy se esticou todo, mandando para tiro de canto.

A pressão foi tanta que não demorou muito para o resultado virar goleada. Dentro de quatro minutos, o Aliança balançou a rede mais duas vezes, com Pilar, camisa número 9. Aos 21, o atacante foi lançado na cara do alvo, aproveitou rebote sobre Luidy e tocou de forma sutil, com o alvo escancarado. O segundo tento veio após escanteio, após bate-rebate. Pilar concluiu de cabeça: 4 a 0. Classificação merecida do Tricolor!
Ficha Técnica
Desportivo Aliança - Flávio; Adriel, Paulo, Jean e Henrique; Willames, Léo e Pilar; Luciano, Bebel e Filipe André. Técnico: Romel Vieira
Jaciobá - Luidy; Brendo, João, Leonardo e João; Jordan, Rudnei e Luiz; Rafael, Wesley e Ozealisson. Técnico: Distéfano Brandão.
Cartões amarelos: João (Jaciobá); Jean (Aliança)
Árbitro - Marcio dos Santos Oliveira (FAF)
Assistentes - Wellington Thiago de Almeida Fontes Nascimento (FAF) e Widcir Santana de Oliveira (FAF)