O CRB vai entrar em campo contra o Santa Rita em busca de mais uma vitória no Hexagonal neste domingo (2). Entretanto, o momento não será especial apenas pela partida, já que dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Crianças e adolescentes com autismo irão entrar em campo com os jogadores do Galo antes da partida contra o Santa Rita.
O CRB divulgou no site oficial que o clube vai entrar de cabeça na luta pela conscientização, que visa abrir os olhos da sociedade para conhecer e tratar um transtorno que atinge milhões de brasileiros. "Um pequeno gesto que vale mais do que qualquer vitória e um momento especial para os atletas e de todos que fazem parte do Clube de Regatas Brasil", diz a publicação.
Leia também
Segundo o presidente do CRB, Marcos Barbosa, todos no clube estão emocionados e empolgados em poder proporcionar de um dia tão especial na vida dessas crianças e adolescentes. "Temos que fazer a nossa parte e atuar com força para conscientizar a população sobre o que é o Autismo e como podemos ajudar. Quero agradecer a Federação Alagoana de Futebol e a Caixa Econômica, que prontamente abraçaram esta iniciativa e vamos ter um domingo especial no Rei Pelé", disse ele.
O filho de uma das idealizadoras da ação, Kastiucia Viana, entrará em campo com o CRB. Para ela este será um dia inesquecível na vida do pequeno Davi. "É uma ansiedade sem tamanho e a gente já está na torcida que chegue logo a hora do jogo. Agradeço muito a CRB pela iniciativa e pela oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o autismo, que é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente)", afirmou.
Katiuscia explicou que um dos principais símbolos do autismo é o quebra-cabeça, que representa muito bem a complexidade do autismo. "A fita feita de peças z quebra-cabeça coloridas, representa o mistério e a complexidade do autismo, é um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia, muito usada principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo", disse ela.
Os atletas regatianos também estão empolgados em poder fazer algo em prol de uma causa tão justa. O zagueiro e capitão Gabriel, que não vai jogar contra o Santa Rita porque está suspenso, ressalta a importância da ação e revela que faz questão de estar no vestiário e poder interagir com as crianças no dia do jogo.
"É um baita de um gesto e quero muito estar lá e poder abraçar cada uma delas. Uma de minhas filhas estuda com uma criança que tem autismo e nós vemos o quanto ela interage e é capaz de fazer tudo que qualquer outra criança faz. Precisamos abraçar iniciativas deste porte e estarmos de mente aberta para ajudar e fazer com que a vida de cada criança com autismo seja repleta de felicidade. Por isso, que iniciativas como a que vamos participar no domingo é tão especial", disse ele.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituído, em 2008, pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno.