Quem esperava ver o craque Stephen Curry de perto acaba de tomar uma ducha de água fria. Segundo o jornal Mercury News, o MVP das duas últimas temporadas da NBA já teria informado à USA Basketball, entidade que rege o basquete nos Estados Unidos, que vai se ausentar dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O motivo é para uma melhor recuperação do joelho direito. O texto do Mercury News não possui declarações oficiais, mas diz ter a confirmação de "múltiplas fontes". No final de abril, o camisa 30 do Golden State Warriorssofreu uma lesão na regiãoe chegou a ficar duas semanas fora de ação na metade dos playoffs.
Curry machucou o joelho no jogo 4 da primeira rodada contra o Houston Rockets.O retornosó aconteceu no jogo 4 da rodada seguinte, na semifinal contra o Portland Trail Blazers. Porém, o joelho ainda não estaria totalmente recuperado, e ele precisaria de tempo para ficar 100%. Curry, que atualmente joga a final da NBA contra o Cleveland Cavaliers, teria informado à USA Basketball sobre a decisão de ficar fora da Olimpíada pouco antes de voltar às quadras.
Leia também
Ainda de acordo com o Mercury News, Curry pode não ser o único jogador dos Warriors a optar pela ausência na Olimpíada. Andre Iguodala também não viria ao Rio por estar preocupado em contrair o vírus da zika durante a competição. Inclusive, os jogadores teriam sido alertados a não levar a família por causa da epidemia.
Em janeiro, foi anunciadauma lista de 30 pré-convocadospara os Jogos do Rio. Além de Curry e Iguodala, o grupo reúne nomes como LeBron James (Cleveland Cavaliers), James Harden (Houston Rockets), Carmelo Anthony (New York Knicks), Kevin Durant e Russel Wesbrook (Oklahoma City Thunder), Chris Paul (Los Angeles Clippers), entre outros.
Os Estados Unidos estão no Grupo A, ao lado de Venezuela, China, Austrália e duas equipes que vierem do Pré-Olímpico Mundial, realizado em julho. O Brasil está no Grupo B junto com Argentina, Espanha, Lituânia, Nigéria e outro time do Pré-Olímpico Mundial.Veja aqui os países que buscam entrar nas chaves olímpicas.
A seleção de basquete dos EUA conquistou medalhas nas 17 Olimpíadas que disputou, sendo 14 de ouro, uma de prata e duas de bronze. Os americanos possuem a impressionante campanha de 130 vitórias e apenas cinco derrotas nos Jogos Olímpicos. Desde 1992, quando passou a contar com os grandes astros da NBA são cinco medalhas de ouro, uma de bronze, em um total de 45 vitórias e três derrotas.