Começa nesta quarta-feira (25) o embarque da delegação de Alagoas que vai representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), que este ano será sediado em Brasília. Ao todo são 245 integrantes, entre estudantes-atletas e comissão técnica, que embarcam em blocos para a capital federal.
São atletas com idade de 12 a 14 anos que conquistaram as vagas via o tão conhecido e prestigiado Jogos Escolares de Alagoas (JEAL).
Leia também
A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), através da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal, disponibilizará os benefícios das passagens, alimentação, hospedagem e transporte para os locais de competição.
Sem dúvida é o evento mais esperado do ano, não apenas para os estudantes-atletas, mas também para todas as pessoas que apoiam o desporto escolar. É um evento que serve como porta de entrada para vivências maravilhosas na formação da cidadania.
E, segundo o presidente da FAEC, Irã Cândido, a expectativa por bons resultados é justificada. "Alagoas tem conquistado muito sucesso através desse início pelo JEBs e, em 2023, não será diferente. Vamos com tudo", afirmou.
Alagoas terá participação em 18 modalidades esportivas, sendo 13 individuais (atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez nos naipes feminino e masculino e ginástica rítmica no naipe feminino) e cinco coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia nos naipes feminino e masculino).
O embarque começou com os atletas de ginástica rítmica, judô e karatê.

SOBRE O JEBS
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) são a principal competição escolar do País. O evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural, a chance de se qualificarem para torneios internacionais, se classificados, e o sonho de se tornarem atletas profissionais.
Este ano o evento terá a participação de quase 10 mil pessoas. As disputas serão em Brasília, do dia 26 de outubro ao dia 9 de novembro. Os JEBS são realizados pela CBDE com apoio do Governo Federal.
Os Jogos Escolares Brasileiros terão igual representatividade de meninos e meninas participantes. Todas as delegações, modalidades e provas deverão ter 50% de estudantes-atletas na categoria masculina e 50% na categoria feminina.
Ao todo serão 26 locais de disputa estimulando o convívio social e a prática esportiva nas escolas brasileiras. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estarão representados.
A maioria das competições será transmitida nos canais oficiais da CBDE @jebs_oficial e @Cbdeoficial, nas redes sociais.
*Com Assessoria