Em comemoração aos 15 anos da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), o Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza até sexta-feira (29), em Brasília, o Desafio dos Caveiras - a 1ª competição dos policiais de Operações Especiais do Brasil. Durante todo o evento, os policiais se desafiarão nas modalidades que exigem capacidade física e técnica, tiro de precisão, e procedimentos táticos.
O Bope de Alagoas está sendo representado com cinco soldados, que já iniciaram bem o primeiro dia de competições, garantindo o 3º lugar nessa segunda-feira (26). O topo do pódio foi ocupado pelos gaúchos, e na segunda colocação com oficiais de Brasília.
Leia também
"Essa boa colocação nessa competição, demonstra o amadurecimento técnico que os militares do Bope de Alagoas possuem. Esperamos que esse bom desempenho estimule ainda mais o militares na dedicação aos treinamentos do Bope. Esse evento é uma experiência ímpar na vida dos policiais, que tem a oportunidade de trocar conhecimentos e estabelecer uma padronização de ações, e doutrinas com as outras unidades de operações especiais do País", enalteceu o major César, comandante do Bope.

No primeiro dia, as provas foram divididas em dez oficinas, com apresentação; subida na corda; escada, flexão, polichinelo e rampa; montagem e desmontagem de armamento; conduta de patrulha, transporte de ferido, remoção de obstáculo (tombamento de pneu); identificação de armamentos/equipamentos não-letais; e prova teórica: emprego das Operações Especiais.
Ao todo, são 23 equipes de policiais de operações especiais de 20 estados e do Distrito Federal-DF, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uma equipe da Força Nacional. O Desafio Caveiras Brasil objetiva ainda a criação de uma Doutrina Nacional de Operações Especiais das Polícias do Brasil.