O CSA recebe o Botafogo no próximo domingo (9), no Rei Pelé, às 19h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Na 17ª posição da Série A, com seis pontos, o Azulão pode deixar a zona de rebaixamento em caso de vitória sobre os alvinegros. Mas, para isso, os marujos vão precisar acabar com o retrospecto negativo de só ter vencido os cariocas uma vez.
Ao longo da história, os adversários já se encontraram em oito partidas. Seis foram pelo Campeonato Brasileiro e duas, as mais recentes, aconteceram pela disputa da primeira fase da Copa do Brasil em 2007. O detalhe, é que o Azulão ainda não perdeu para os cariocas jogando em Maceió.
Leia também
A única vitória azulina veio justamente no primeiro duelo entre os times, válido pelo Brasileirão de 1976. Sob os olhares do técnico Américo Faria, o atacante Aluísio chamou a responsabilidade e anotou os dois gols do triunfo marujo no Rei Pelé, enquanto Manfrini descontou para o Fogão.

No ano seguinte, o confronto foi pela segunda fase do nacional, disputado no Maracanã e deu Botafogo, que venceu o Azulão por 3x1, com dois gols do meia Mendonça e um de Paulo César Caju. Élcio marcou o de honra para os alagoanos.
CSA e Botafogo voltaram a medir forças pelo Brasileiro em mais quatro jogos. Em 1978, empate sem gols no Trapichão pela primeira fase. Já em 1981, o Azulão do meia Romel e do atacante Jorge Siri chegou às oitavas de finais da competição e, depois de empatar sem gols em Maceió, acabou eliminado para o Alvinegro, que venceu por 2x0, com gols de Marcelo Oliveira e Jerson.
Em 1986, ano da última participação do CSA na Série A do Brasileiro, também não houve vencedor. O atacante Fernando Macaé abriu o placar para o Fogão, enquanto o meia André empatou para o Azulão no Estádio Rei Pelé: 1x1.
Copa do Brasil
No ano de 2007, o sorteio da Copa do Brasil colocou alagoanos e cariocas frente a frente mais uma vez. Apesar da inferioridade técnica do time azulino comandado pelo técnico Ênio Oliveira, o CSA saiu na frente do marcador com o atacante Cristiano, no finzinho da primeira etapa.

No início do segundo tempo, André Lima empatou para o Bota. O Azulão ainda teve a chance de voltar a frente no placar em cobrança de pênalti, mas, Cristiano mandou na trave.
O empate em Maceió levou a decisão da vaga na segunda fase da Copa do Brasil para o Rio de Janeiro. Diferente do jogo de ida em Maceió, o técnico Cuca colocou os titulares em campo e o Alvinegro goleou o Azulão por 5x2, no Maracanã, carimbando a classificação. Dodô (duas vezes), Túlio, Zé Roberto e Joílson fizeram os gols do Fogão, enquanto Alecsandro e Clayton descontaram para o CSA.
Todos os confrontos entre CSA e Botafogo na história: