Depois de várias tentativas frustradas, o CSA parece ter encontrado um substituto à altura do centroavante Michel Douglas, que deixou o clube marujo em julho de 2018. Na atual temporada, o atacante Patrick Fabiano contabiliza oito gols em nove jogos oficiais com a camisa azulina, sendo decisivo, inclusive, nas duas últimas vitórias do clube pelo placar mínimo de 1x0, contra Salgueiro, no Nordestão, e CEO, no Alagoano.
A média de 0,88 gol por partida de Fabiano parece pouca, no entanto já supera o 0,3 gol deixado por Michel. Antes de se transferir para o Desportivo Aves, de Portugal, o artilheiro jogou 50 partidas pelo CSA e marcou 15 gols, meta que o camisa 99 poderá ultrapassar antes mesmo do fim do Campeonato Alagoano, se mantiver o ritmo.
Leia também

Na Série B, a diretoria azulina tentou ocupar espaço vazio com dois medalhões, mas sem sucesso. O centroavante Alemão atuou em 12 partidas e não marcou nenhum gol. Já o gordinho Walter jogou 15 vezes pelo CSA e marcou dois gols.
Alheio ao retrospecto individual de cada atleta, uma curiosidade em comum: ambos fizeram o primeiro gol em suas respectivas estreias. Em 2017, contra o ASA, Douglas fez um dos gols da vitória por 3x0 do CSA sobre o ASA, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Já em 2019, Patrick não deixou por menos e assinalou o gol contra o Vitória, no empate por 1x1, na rodada inicial da Copa do Nordeste.

A "dependência" por Michel Douglas se deu pela liderança do jogador, sobretudo nas fases finais da Série C, e comando do ataque marujo da classificação à Série B de 2018, até o maior título da história do CSA. Contra a Tombense-MG, pelas quartas de finais da Terceirona, ele fez o primeiro gol da vitória por 2x0, jogando em Minas Gerais. No Rei Pelé, o ponteiro Edinho só fez sacramentar a vaga do Azulão à Segundona. Na Semi, novamente fora de casa, Michel fez o único gol azulino sobre o São Bento-SP.
Na grande final, num Castelão com mais de 60 mil torcedores, foi o artilheiro das decisões quem abriu o placar para o Azulão contra o Fortaleza. Em Maceió, as equipes não saíram do 0x0, e o CSA conquistou o título da competição. Michel Douglas terminou a competição com oito gols, na vice-artilharia.

Para Patrick Fabiano mostrar que também cresce em decisões, o CSA precisará avançar de fase da Copa do Nordeste, onde é segundo colocado do Grupo B, e no Campeonato Alagoano, em que atualmente é líder. Nas 38 rodadas da Série A, espera-se que o centroavante mantenha a regularidade que obtinha no Oriente Médio, onde assinalou 134 gols, em 179 jogos disputados.
Atualmente, Michel Douglas defende o Vila Nova-GO e não marcou gols com a camisa alvirrubra. Na Copa do Brasil, contra o Manaus, o Vila ficou no 1x1, garantiu a classificação, mas o camisa 9 não conseguiu balançar a rede. Passagem em branco que se repetiu nas oito partidas disputadas na temporada pelo Campeonato Goiano. No clássico contra o Goiás, pelo Goianão, no domingo (24), Michel jogou os 90 minutos e o Vila perdeu por 1x0.