Valtteri Bottas venceu o GP da Áustria, e Lewis Hamilton só caiu de segundo para quarto devido a uma punição por um toque em Alexander Albon. Mas nem tudo está tranquilo na Mercedes, atual hexacampeã da F1. Os dois pilotos estiveram perto do abandono em Spielberg por questões relacionadas ao câmbio, e, como o GP da Estíria será realizado no mesmo circuito, já no próximo domingo, a equipe está preocupada. Na primeira corrida, os engenheiros imploraram aos pilotos para não subirem nas zebras, o que causava vibração no carro e poderia quebrar o câmbio. O time terá novos componentes para mitigar o problema.
- Temos várias pessoas de volta à fábrica trabalhando dia e noite para isso. Na verdade, eles estavam trabalhando paralelamente ao GP. Enquanto a corrida estava ocorrendo, eles já estavam se esforçando ao máximo para tentar entender quais eram os problemas que estavam à frente da questão antes de entrarmos nesta semana. Sabemos que, se não resolvermos essas questões, será um problema novamente em apenas alguns dias. E a realidade por trás disso é que é um problema que poderia ter custado a um ou ambos os carros a oportunidade de terminar a corrida no domingo - disse o estrategista James Vowles.
Leia também
Vowles fez questão de enfatizar que a natureza da pista de Spielberg, com freadas muito fortes e zebras altas, potencializam o problema, e que, se quiserem terminar a corrida de domingo, Hamilton e Bottas precisarão tomar muito cuidado. Até porque os câmbios dos dois carros serão os mesmos da primeira corrida:
- Se fosse algo simples, teríamos feito o possível para corrigi-lo na semana passada e claramente não o fizemos. Tudo o que sabemos agora é que há elementos elétricos na caixa de marchas que estão sofrendo e precisamos fazer mais para que termine um grande prêmio. O circuito austríaco é muito, muito agressivo, principalmente com os freios. Isso coloca muita carga nas peças da suspensão e no carro. Você precisa usar os freios para obter o tempo da volta, mas esses freios também estão gerando muitas vibrações e carga no carro. O problema em si da caixa de câmbio é elétrico por natureza e a realidade por trás disso é que agora temos alguns dias para resolvê-lo.
Com a vitória de Bottas e o quarto lugar de Hamilton, a Mercedes lidera o Mundial de Construtores com 37 pontos. A vice-líder é a McLaren, que também pontuou com seus dois pilotos, Lando Norris e Carlos Sainz Jr., e soma 26 pontos. A Ferrari está em terceiro lugar, com 19.