Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Edina Alves e Neuza Back são escaladas para o 1º jogo com arbitragem 100% feminina

Jogo será entre Bolívia e Panamá, pela 3ª rodada da fase de grupos, nesta segunda (1º)


				
					Edina Alves e Neuza Back são escaladas para o 1º jogo com arbitragem 100% feminina
Edina Alves (FIFA-SP) vai comandar a arbitragem em campo. Reprodução/Gazeta Esportiva

Nesta segunda-feira (1º), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa América, Bolívia e Panamá se enfrentam no Grupo C, em jogo histórico. Pela primeira vez no torneio continental, uma partida terá a equipe de arbitragem composta só por mulheres, e duas delas são brasileiras. Edina Alves (FIFA-SP) comanda a arbitragem em campo, enquanto Neuza Back (FIFA-SP) será uma das assistentes.

Ao lado das duas brasileiras, também atuarão na partida a colombiana Mary Blanco, Brooke Mayo e Kathryn Nesbitt, ambas dos Estados Unidos, e Tatiana Guzmán, da Nicarágua.

Leia também

No futebol brasileiro, a equipe de arbitragem composta apenas por mulheres já foi implementada. No dia 29 de julho de 2023, o jogo entre Ituano e Tombense, válido pela Série B, que ocorreu no Estádio Novelli Júnior, em Itu, foi apitado por Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE), com as assistentes Maira Mastelia Moreira (RS) e Vanessa Santos Azevedo (SE).


				
					Edina Alves e Neuza Back são escaladas para o 1º jogo com arbitragem 100% feminina
Neuza Back (FIFA-SP) será uma das assistentes. Reprodução/Gazeta Esportiva

Marianna Nanni Batalha (SP) atuou como quarta árbitra e Simone Xavier de Paula (RJ), assessora. Quem comandou a cabine do VAR foi Charly Wendy Straub Deretti (FIFA-SC), ao lado de Lilian Silva Fernandes Bruno (RJ) e Silvia Regina de Oliveira (SP).

Na Série A do Campeonato Brasileiro, a primeira partida com esta configuração foi o duelo entre Internacional e Atlético-GO, disputado no Beira-Rio, no dia 28 de abril de 2024. A equipe contou com dez mulheres.

Edina Alves Batista (FIFA-SP) apitou, com Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) de assistentes. Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE) foi a quarta árbitra, e Simone Xavier de Paula e Silva (RJ) atuou como assessora.

O VAR teve Daiane Muniz (FIFA-SP), Amanda Pinto Matias (SP) e Charly Wendy Straub Deretti (FIFA-SC). Regildenia de Holanda Moura (RJ) integrou a equipe na função de observadora, e Nayara Pereira dos Santos (RJ), a quality manager.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas