Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Janeth Arcain entra oficialmente para o Hall da Fama do basquete

Campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica, brasileira recebeu homenagem da Fiba nesta sexta durante cerimônia na China

Aos 50 anos, Janeth Arcain entrou oficialmente para o Hall da Fama do basquete nesta sexta-feira, dia 30 de agosto de 2019. Campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica com a seleção brasileira, a paulista recebeu a homenagem em Pequim, na China, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo masculina de basquete. Janeth se junta a outros cinco brasileiros que já integravam o seleto grupo: Hortência, Magic Paula, Amaury Pasos, Oscar Schmidt e Ubiratan.

Janeth recebeu a indicação para integrar a Classe de 2019 do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete no fim de março. Marcada pela discrição, a carreira de 24 anos de Janeth foi repleta de façanhas: ouro no Pan de Havana 1991, ouro no Mundial da Austrália 1994, prata na Olimpíada de Atlanta 1996 e bronze na Olimpíada de Sydney 2000. Janeth é a terceira maior cestinha da seleção, com 2.247 pontos.

Leia também

Janeth também desbravou quadras nunca antes experimentadas por uma brasileira. Ousou se infiltrar entre as estrelas da liga norte-americana de basquete, a WNBA, e conquistou quatro títulos com o Houston Comets, time que defendeu entre 1997 e 2005. É, até hoje, a estrangeira que detém anéis de campeã no torneio. Pelo que fez nos EUA, em 2015 ela já havia sido indicada para outro Hall da Fama exclusivamente voltado ao basquete feminino e que tem sede em Knoxville, no Tennessee.

Janeth se aposentou em 2007 e, mesmo em sua última partida, ajudou a seleção brasileira a subir em um pódio. Conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Em 2016, teve uma nova experiência olímpica no Rio, dessa vez como "prefeita" da Vila dos Atletas dos Jogos.

Desde que deixou as quadras, Janeth passou a se dedicar a outro tipo de assistência. Ela tem comandado o instituto que leva seu nome, criado em 2002 e que usa o esporte como ferramenta para ajudar a educação de crianças e adolescentes - o projeto, cuja base fica em Santo André (SP), está espalhado em outras quatro cidades do país.

Quem também participou do evento na China nesta sexta foi Oscar Schmidt. O Mão Santa discursou durante a cerimônia do Hall da Fama.

Confira a Classe de 2019 do HOF

Jogadores

Técnicos

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X