As primeiras duas sessões de treinos livres em Austin, nos Estados Unidos geraram uma preocupação em comum para todas as equipes: as ondulações na pista. Max Verstappen, piloto da RBR, criticou de maneira contundente as condições do asfalto:
- Você tem que ser cuidadoso. Eu não ligo que um circuito urbano tenha ondulações, faz parte, mas essas são muito violentas. Em alguns lugares, parece uma rampa, as rodas saem do chão. Não é o que queremos - disse.
Leia também
A pista de Austin causou alguns problemas por causa das ondulações - alguns trechos do trajeto foram recapeados neste ano, mas a maioria do asfalto data de 2012. Na primeira sessão, por exemplo, Charles Leclerc (Ferrari) e Nicholas Latifi (Williams) tiveram que levar seus carros para o boxe devido aos efeitos causados pelas irregularidades no asfalto. Já Carlos Sainz (McLaren) rodou e descontou a raiva no rádio.
O holandês liderou a primeira sessão de treinos livres e terminou em 3º lugar na segunda parte. Mesmo com o bom resultado, ele não deixou de manifestar sua preocupação com as ondulações e questionou se a situação do circuito ainda pode ser considerada normal:
- Felizmente, todas essas ondulações não são em zonas de frenagem, mas é claro que é irritante. Estamos chegando ao ponto de nos perguntar: isso ainda é normal? Devemos fazer algo sobre isso? Porque essas ondulações permanecem muito estranhas - complementou.
Apesar dos questionamentos em relação ao traçado, Verstappen avaliou positivamente o trabalho da RBR na sexta-feira:
- Esse foi um dia razoavelmente positivo para nós. Não pareceu mau. Estamos até competitivos nas partes mais curtas; nas partes mais longas, precisamos ser um pouco melhores, estamos um pouco longe disso. Temos que achar um tempo melhor. Mas no fim das contas, foi um bom início de fim de semana para mim - concluiu.
O terceiro treino livre será disputado às 15h (de Brasília) deste sábado, e a classificação começa às 18h.