
Atual tricampeã na categoria Wellness, Francielle Mattos é a maior favorita ao título do Mr. Olympia 2024 entre todos os fisiculturistas do Brasil. Profissional desde 2020, a brasileira venceu todos os torneios que disputou até hoje. Além das três conquistas do Olympia, Francielle levou o Arnold Classic Ohio deste ano e o MuscleContest Brazil de 2020. Caso mantenha a hegemonia em 2024, a paranaense igualará o número de títulos de Juliana Malacarne, se tornando a maior vencedora do evento entre as brasileiras. Em uma categoria dominada pelas brasileiras, a maioria das ameaças ao reinado de Francielle vem de compatriotas.
Isa Pereira Nunes
Leia também
Vice-campeã do Wellness Olympia nos últimos dois anos, Isa Pereira Nunes pode ser considerada a principal concorrente de Francielle atualmente.
Além dos dois Olympias, as duas brasileiras também dividiram o top-2 do Arnold Classic Ohio em março deste ano.
Como profissional, a atleta da Baixada Fluminense venceu a edição inaugural da categoria no Arnold Ohio, em 2022, e o Milwaukee Pro e o San Antonio Pro, ambos em 2021.
Rayane Fogal
Outro nome que vem se destacando na categoria é o da mineira Rayane Fogal. Profissional desde 2021, a fisiculturista chegou como um furacão à categoria, fazendo jus ao apelido "The Hurricane".
Top-5 nas últimas duas edições do Mr. Olympia, a atleta vem de dois títulos consecutivos em 2024: Arnold Brasil e Miami Muscle Beach Pro. O rol de títulos profissionais dela inclui ainda as conquistas do Tampa Pro 2023 e do MuscleContest Brazil 2022.
Gisele Machado
Com nove títulos profissionais, Gisele Machado é a atleta com mais troféus na história da categoria. Em 2024, venceu o New York Pro e foi vice no Pittsburgh Pro, em duas disputas diretas com a dominicana Elisa Alcantara. No ano anterior, já havia abocanhado quatro títulos.
Gisele conta com duas participações no Mr. Olympia, terminando na 6ª colocação em 2022 e fechando o top-5 em 2023.
Elisa Alcantara
A principal ameaça à hegemonia brasileira na categoria Wellness é Elisa Alcantara. Conhecida como o Pesadelo Dominicano, a fisiculturista caribenha é treinada justamente pelo brasileiro Ricardo Pannain, que também é técnico de Francielle.
Tornou-se profissional em 2023 e rapidamente se destacou na categoria, vencendo a Sur Cup Pro e terminando na 3ª colocação do Mr. Olympia. Neste ano, foi campeã do Pittsburgh Pro e vice no New York Pro, sendo superada por Giselle Machado.