Sidão resolveu se pronunciar na manhã desta segunda-feira após episódio de constrangimento pelo qual passou no último domingo, na derrota do Vasco para o Santos. Após a partida, o goleiro recebeu o prêmio de "Craque do jogo", num claro tom de ironia dos internautas que votaram e o elegeram com 90% dos votos.
Que esse constrangimento generalizado toque cada um de nós (atletas, jornalistas, técnicos, dirigentes, agentes, torcedores..), enfim, todos aqueles que buscam e tentam fazer um futebol melhor, tendo como pilar principal o RESPEITO PROFISSIONAL", escreveu Sidão em suas redes sociais.
Leia também
O goleiro foi alvo de muitas piadas por sua atuação, mas o momento mais incômodo foi quando a repórter Julia Guimarães, visivelmente constrangida, entregou o prêmio ao jogador ainda no gramado, após a partida. Ele ainda foi educado e depois seguiu para o vestiário.

Vários clubes, como o próprio Santos, Palmeiras, Botafogo e São Paulo, se posicionaram a favor do atleta. Jogadores como Neymar, do Paris Saint-Germain, Rodrigo Pimpão, Hudson, Moisés, entre outros, também usaram as redes sociais para apoiar o colega.
O Vasco perdeu mais uma no Brasileirão, desta vez contra o Santos, por 3 a 0, no Pacaembu. Com o resultado, o Cruz-Maltino é o lanterna da competição, com apenas um ponto somado advindo do empate contra o Corinthians, por 1 a 1. Seu próximo compromisso é diante do Avaí, no domingo, em seus domínios.
VASCO SE POSICIONA
O Vasco se manifestou, por meio do seu site oficial, em relação à votação que elegeu o goleiro Sidão como melhor da partida na derrota da equipe diante do Santos, por 3 a 0. O clube condenou a atitude da Rede Globo, chamando a exposição de "equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta".Confira nota abaixo:
O Club de Regatas Vasco da Gama repudia a exposição equivocada, constrangedora e desnecessária do atleta Sidão em rede nacional ao fim do jogo contra o Santos, em uma infeliz entrada ao vivo para a entrega de um prêmio que evidentemente não representava o espírito proposto. O Clube entende que a ironia, não por outra razão também chamada de "espírito esportivo", faz parte do futebol. Da mesma forma, o Clube respeita a opinião pública e convive harmonicamente com reivindicações e críticas de seus torcedores e de todo o ambiente do futebol. No entanto, o episódio deste domingo (12/05) vai muito além desta questão. O Clube está convicto de que ele poderia ter sido perfeitamente evitado. A partir deste caso didático, a própria Rede Globo já anunciou que reverá os critérios de votação durante as partidas de futebol, uma maneira de evitar a repetição de situações desrespeitosas a outros profissionais e a depreciação de um importante produto de suas transmissões. Acreditamos que a emissora - uma importante parceira não apenas do Vasco da Gama, mas do futebol brasileiro - terá a habitual sensibilidade para conduzir este caso e, se assim entender, manifestar publicamente um pedido de desculpas ao Club de Regatas Vasco da Gama e a seus torcedores, assim como já o fez ao profissional Sidão.
Manifestamos nossa solidariedade ao atleta Sidão e aproveitamos ainda para agradecer a demonstração de apoio de diversos profissionais, com destaque para o comentarista Walter Casagrande Jr., que reconheceu o deslize, mesmo estando presente na citada transmissão. Este espírito deve guiar a boa convivência no esporte.
GLOBO SE DESCULPA
O Grupo Globo emitiu nota se desculpando com o atleta. Além disso, afirma que o formato da eleição do craque do jogo será alterado a partir da próxima quarta-feira (15), com os comentaristas da emissora tendo direito a voto.Veja abaixo a nota:
"A partir da próxima quarta-feira, quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes na página globoesporte.com/craque, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto.
Neste domingo, houve movimento na internet para votação em massa em Sidão na enquete do jogo entre Santos e Vasco, que acabou com vitória do Peixe por 3 a 0. A zoeira começou depois do erro do goleiro vascaíno no primeiro gol santista. Na saída do campo, Sidão, abatido mas educado, reconheceu a falha e recebeu o troféu de Craque do Jogo.
Sem deixar de reconhecer a opinião do público, a mudança no formato tem o objetivo de premiar os jogadores que tiveram atuação de destaque em cada partida.
O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão."