Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Alagoas é o oitavo estado com menor número de pessoas em teletrabalho, diz Ipea

Instituo havia previsto, em junho, que 182.735 alagoanos atuavam nesta modalidade, mas segundo aferiu o IBGE, são apenas 68 mil

Alagoas é oitavo estado brasileiro com o menor número de pessoas ocupadas atuando em teletrabalho durante este período de pandemia do novo coronavírus. No total, o estado registrou, em maio, 68 mil trabalhadores exercendo suas funções de forma remota, isso equivale a 9,5% de todos os empregados em Alagoas.

Os dados constam na nota técnica "Teletrabalho na pandemia: efetivo versus potencial", divulgada nesta quarta-feira (8), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Leia também

O número registrado agora é 62% menor do que os 182.735 previstos no mês passado pelo instituto e divulgado pela Gazeta de Alagoas. Todavia, segundo o Ipea, esta modalidade de trabalho é viável para os 183 mil trabalhadores alagoanos que ele estimou em junho.

Os dados desta nova nota foram embasados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o País, no mês de maio, o teletrabalho foi exercido por 13,3% das pessoas ocupadas, o equivalente a 8,7 milhões de trabalhadores, segundo o estudo.

O valor nacional também é menor do que o potencial de teletrabalho projetado anteriormente pelos pesquisadores do Ipea e do IBGE, que estimaram que o trabalho exercido de forma remota poderia ser possível para 22,7% das ocupações no Brasil, o equivalente a 20,8 milhões de pessoas.

Assim como no estudo anterior, há uma elevada desigualdade nos resultados por entes federativos, com o Distrito Federal apresentando a maior proporção de trabalhadores exercendo suas atividades de forma remota (25%). Por outro lado, no Mato Grosso, somente 4,5% das pessoas ocupadas estavam efetivamente em trabalho remoto em maio.

Segundo a pesquisa, a região com a maior quantidade de trabalhadores efetivamente atuando de forma remota é a Sudeste, com 5,1 milhões de pessoas, o que representa 17,2% do total de empregados na região.

Esse montante representa 59% do total de ocupados remotos. Em contrapartida, na Região Norte, apenas 7,1% (326 mil) das pessoas ocupadas exerciam suas atividades de maneira remota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X