Alagoas pode ser escolhida para receber uma unidade de usina nuclear nos próximos anos, segundo informou a Eletronuclear. A empresa está realizando uma série de visitas a locais que possam abrigar os futuros sítios. Além de Alagoas, os técnicos da estatal já percorreram os estados de Minas Gerais, Pernambuco e esta semana seguirão para Sergipe.
Atualmente, o Brasil conta com duas usinas nucleares em funcionamento: Angra 1, com 640 megawatts (MW) de potência, e Angra 2, com 1.350 MW. Em 2014, a energia nuclear respondeu por 2,87% da geração do Sistema Interligado Nacional.
Leia também
No ano passado, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que 21 pontos estratégicos em todas as regiões brasileiras estavam em estudo para que sejam instaladas mais quatro usinas nucleares no país.
Potenciais fornecedores de equipamentos para as usinas nucleares têm sido convidados para essas viagens de reconhecimentos de áreas candidatas. As empresas Westinghouse e Atmea acompanharam as visitas em Minas Gerais e Pernambuco, e técnicos da estatal chinesa Chinese National Nuclear Corporation (CNNC) farão parte da comitiva que irá a Sergipe.
AGazetawebentrou em contato com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur) e o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Sardeiro, estava reunido com sua equipe para debater sobre o assunto e deve se posicionar posteriormente.