A Casa da Moeda volta a confeccionar a partir de segunda-feira, dia 24, os passaportes solicitados por cidadãos de todo país à Polícia Federal. A emissão do documento, na maioria das vezes obrigatório para quem vai ao exterior, foi suspensa no final de junho por falta de recursos financeiros. Em Alagoas, cerca de 60 pessoas solicitam o documento por dia, segundo o chefe da Delegacia de Imigração, delegado de Polícia Federal Polybio Brandão, o que daria, em média, 1,2 mil pedidos represados do dia 27 de junho, início da suspensão, até a próxima segunda-feira.
Em todo o país, 175 mil pedidos de passaportes foram registrados e represados durante o período de suspensão, segundo a Polícia Federal. Ontem, a Casa da Moeda, responsável pela confecção dos documentos, emitiu nota informando que esses pedidos serão atendidos por ordem cronológica e que a estimativa de regularização da emissão é de cinco semanas, podendo ser impactada pelo volume de novas solicitações.
Leia também
O retorno da emissão dos passaportes foi possível com a liberação, pelo Ministério da Justiça, de um crédito extra de R$ 102 milhões à Polícia Federal para regularizar o serviço. Em Maceió, a solicitação do documento pode ser feita na Central Já do Maceió Shopping. A taxa cobrada é de R$ 257,25 pela versão comum do documento, de cor azul.