Neste sábado (28), a astronauta americana Christina Koch bateu o recorde de voo espacial único mais longo já feito por uma mulher. Ela chegou na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 14 de março e já passou 289 dias.
E o marco ainda deve se estender: a missão de Koch à ISS está prevista para terminar só no dia 6 de fevereiro. Quando ela voltar a pisar na Terra, terá passado um total de 328 dias - quase 11 meses - a bordo da estação.
Leia também
As missões costumam durar 6 meses, mas a Nasa (a agência espacial americana) anunciou em abril que estenderia a de Koch até o ano que vem. A missão dela vai ajudar a agência a entender os efeitos de longos voos espaciais - dados que são necessários para apoiar futuras missões de exploração espacial na Lua e em Marte.
Mês mais quente, voo comercial mais longo, maratonista mais rápido; veja alguns recordes batidos em 2019
O recorde da astronauta vale para voos feitos de uma vez só - ou seja, sem "idas e vindas" à Terra. Antes dela, o marco anterior desse tipo alcançado por uma astronauta mulher era de 288 dias, estabelecido pela americana Peggy Whitson, ex-comandante da estação espacial.
O recorde de Koch será apenas 12 dias mais curto que o estabelecido em 2016 pelo astronauta americano Scott Kelly, que passou 340 dias no espaço em um único voo.
Koch também participou, em outubro, da primeira equipe feminina de caminhada espacial.