A prática de andar de patins é tida comumente como um hobby, um momento de lazer. Entretanto, que tal um patins para ir ao trabalho? Ou, talvez, para resolver alguma questão no centro de Maceió? Abrindo a série sobre Andar na Cidade, conversamos com integrantes do grupo Patins Maceió. Os patinadores costumam se reunir na orla da capital alagoana e seguem descobrindo vários espaços da capital, e também outros locais do Estado. O objetivo vai do simples passeio à própria patinação como prática esportiva.
Nesta série Andar na Cidade, a proposta é apresentar alguns grupos diversos e também um questionamento. Quando se pensa em mobilidade urbana, o que vem em mente? As grandes e pequenas vias em Maceió, ou em outras cidades do Estado, com seus congestionamentos, pardais, faixas e sinalizações. Dirigir ou ser passageiro de ônibus, vans, carros de passeio, táxis e, agora, o uber, se tornam o centro do que se percebe como 'meio de transporte'.
Leia também
Mas não é só com as quatro rodas de um automóvel - sobretudo particular - que se exerce o direito de ir e vir. Nesta série especial, vamos trazer os relatos de grupos e coletivos que expõem suas experiências com as maneiras alternativas de andar. Para essas pessoas, pensar a locomoção é também viver a própria cidade de uma maneira bastante diferente.
Confira!