Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Áreas desocupadas agora têm programa de apoio comunitário para fiscalização

Equipe comunitária vai observar e relatar irregularidades como ocupação indevida, vandalismo, arrombamentos e controle de pragas

Com o avanço do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação e a desocupação definitiva das áreas de risco mapeadas pelas autoridades, a Braskem vai implementar, a partir desta sexta (03), ações voltadas para a fiscalização de irregularidades nos bairros do Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Gruta do Padre.

A proposta, já apresentada para a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, foi construída em conjunto com a área de Segurança Corporativa da Braskem e líderes comunitários dos bairros, que sugeriram que a fiscalização fosse feita por pessoas conhecidas no local e que já conhecem a vizinhança.

Leia também

São duas equipes de 26 pessoas, num total de 52 contratados formalmente por uma empresa especializada em segurança patrimonial, que já estão realizando a capacitação para o trabalho em uma série de treinamentos sobre a dinâmica de atuação, que é bem específica e tem regras claras, além de aspectos conceituais, comportamentais, de saúde e segurança pessoal.

A equipe vai atuar como apoio de comunicação e alerta. Ao identificar algum problema ou situação anormal nas rondas diárias, o apoio comunitário deverá relatar o ocorrido ao seu encarregado de área, utilizando o rádio ou celular. Ao receber o relato, o encarregado fará o registro para os devidos encaminhamentos com a Braskem, quando se tratar de ações de reparação ou controle de pragas nos imóveis desocupados.

As equipes vão relatar, por exemplo, casos de arrombamento de imóvel, destruição dos tamponamentos, ocupação ilegal, lixo acumulado e pragas urbanas. Em situações extremas, quando necessário, haverá comunicação às autoridades policiais e abertura de boletim de ocorrência.

A equipe de fiscalização comunitária fará as rondas todos os dias, inclusive nos fins de semana. O equipamento inclui rádio e celular, além de fardamento com colete, boné e bota, com a identificação "Apoio Comunitário". Os encarregados vão atuar para garantir que todos usem os equipamentos e fardamento, respeitem os horários de descanso, de alimentação e reposição de água. Também serão tomadas todas as medidas de preservação da saúde frente às restrições do Ministério da Saúde sobre a COVID -19, como o distanciamento interpessoal de pelo menos 3 metros, orientação de não tocar em nada durante a ronda, não tocar no rosto, lavar constantemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel e ter todos os cuidados de higienização ao chegar em casa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X