Estudante redação nota mil no Enem, o alagoano Alan de Castro Nabor esteve na TV Mar nessa sexta-feira (19) para falar sobre a proeza. O jovem foi acompanhado do professor Luiz André Medeiros, blogueiro da Gazetaweb e responsável pela preparação do candidato para a prova.
Luiz André lembrou a dificuldade do feito. "Há quatro anos cerca de 500 estudantes tiraram mil. Depois diminui para mais da metade, chegando a 101 posteriormente. Esse ano foram 53. Fazer 900 acima já é algo estupendo, não pela dificuldade do dia a dia, mas pelo ponto de vista estatístico".
Leia também
Ele lembrou o esforço de Alan para alcançar uma boa nota. "Teve muita insistência, trabalhos nos finais de semana. Não é só ir para a aula; há todo um processo de construção. Não é fácil e o acompanhamento psicológico é fundamental. É um processo árduo e esse foi um feito extraordinário", completa o professor.
O blogueiro daGazetawebainda parabenizou o estudante e ressaltou a importância da interpretação de textos. "Parabenizo o Alan pela nota. Temos aqui uma árdua tarefa de tentar conscientizar as pessoas a ler, buscar informações. A interpretação dos fatos é muito importante, porque transforma a pessoa em cidadã".
Até agora, o candidato foi o único alagoano a tirar mil na redação do Enem 2017. Aos 19 anos, ele é morador da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e é um dos 53 estudantes de todo o Brasil a tirar nota máxima na prova. Alan pretende continuar estudando para cursar medicina.
Apesar do mil, o jovem acredita que não conseguirá se aprovado no curso, já que, somando as notas de todas as matérias, alcançou o total de 675 pontos. Além da nota da redação, ele conta que conseguiu pontuação satisfatória em Matemática e suas Tecnologias.