Na tarde desta quarta-feira (08), será lançada em Maceió a campanha #SomosTodosJuízes. Uma iniciativa do Poder Judiciário, que tem como objetivo a valorização da imagemdo magistrado, o fortalecimento da atuação e da importância da magistratura brasileira, e o desafio de mostrar à sociedade a força das escolhas éticas que elas podem fazer para combater a corrupção.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa, estará presente na solenidade e fala sobre a importância da campanha.
Leia também
"Nós queremossuscitar uma reflexão na sociedade. Principalmente, em um momento tão difícil como o que estamos vivendo. O Brasil passa por uma grave crise política e econômica, e muitas vezes somos nós os juízes que tomamos determinadas decisões que podem interferir na vida da população", diz. Ele acrescenta a necessidade de aproximar a figura dos juízes das pessoas.
Durante a abertura, crianças serão convidadas para participar de tomadas de decisões. A iniciativa pretende mostrar que desde cedo é preciso fazer determinadas escolhas,mas que elas nem sempre são fáceis.
João Ricardo afirma que a corrupção deve ser combatida diuturnamente. "Muitas vezes pequenos atos e pequenas irregularidades nem sempre são tão inocentes assim, pois elas levam a construção da cultura de corrupção, que hoje está sendo vista em todo o país. Nosso apelo também será para mostrar à sociedade que situações como parar carros na calçada, furar filas, estacionar em vagas de idosos, em fila dupla são prejudiciais", afirma o juiz.
A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Alagoas (Almagis-AL), Fátima Pirauá, reafirma a necessidade da campanha. "Nós precisamos mostrar ao cidadão a dificuldade dos juízes em julgar as mais diversas situações, nem sempre é fácil fazer determinadas escolhas que precisam passar pela ética, honestidade e transparência. Os magistrados tomam decisões difíceis, pois versão sobre a a liberdade,o patrimônio, questões de família, e por isso precisamos aproximar a população do juiz. Ninguém ama quem não conhece e nós sempre estamos prontos para defender o interesse e o direito de cada cidadão", afirma.