O mundo mudou e, para uma grande parte de nós, não é mais igual a quando nascemos. A tecnologia começou a fazer parte de nossas vidas na década de 1980 e as inovações foram acelerando e tomando espaço. Hoje, quase nenhum de nós consegue viver sem um telefone celular ou dispositivo equivalente. E isso não foi diferente para os negócios e comércio de modo geral
A maneira como compramos, vendemos, trabalhamos e nos comunicamos; tudo mudou radicalmente nas últimas décadas. Lembra da fila dos bancos? Quase ninguém frequenta uma agência bancária hoje em dia. Existe aplicativo para quase tudo, os atendimentos são online, quando não automatizados – até o dinheiro passou a ser virtual. Além da facilidade do Pix, que faz transferências bancárias em segundos, o bitcoin agora é o dinheiro do futuro, uma criptomoeda que não é controlada por nenhum governo ou banco central.
Leia também
Todas essas mudanças na forma de lidar com o dinheiro impactaram diretamente os negócios regionais. Lembra quando esperávamos alguém viajar para trazer algum artesanato local, por exemplo? Hoje não precisamos mais ficar nessa espera, podemos encomendar pela internet e o pacote chegará em pouco tempo à nossa porta. A cultura regional se espalhou pelo mundo e a internet foi responsável por quebrar as barreiras físicas.
A tecnologia definitivamente mudou como a maioria dos negócios operam. E isso não acontece só com as grandes corporações do varejo, mas com pequenas empresas, como a farmácia da esquina, o mercadinho ou a lojinha do bairro. Todos tiveram que se adaptar às novas práticas de mercado, desde como realizar vendas até na divulgação de seus produtos e serviços. O e-commerce e as redes sociais têm sido ferramentas fundamentais para impulsionar negócios locais, permitindo que até mesmo pequenas empresas concorram com grandes marcas.
A tecnologia e os negócios
A digitalização permitiu comunicação rápida, isso inclui clientes, funcionários, fornecedores, investidores e também público em geral. Você pode atingir um público que sequer imaginou com redes sociais e outros tipos de plataformas. Isso abre um mundo de oportunidades de negócios. Você também pode encontrar novos fornecedores, mesmo com grandes distâncias entre você. Seus funcionários podem estar trabalhando sob o mesmo teto ou a milhares de quilômetros de distância.
Ela permite que você faça mais coisas em menos tempo, sem prejuízos na qualidade do seu produto ou serviço e isso permite que você faça menos tarefas repetitivas e trabalhe onde é realmente necessário. Mas nem tudo acontece por mágica, é preciso ter estratégia. vamos ver algumas.
Identifique o público consumidor
Usar a tecnologia em benefício de um empreendimento não é apenas sobre ter um site ou estar presente nas redes sociais; é sobre usar a tecnologia para mudar o modelo de negócio, impulsionar o engajamento do cliente e ficar à frente da concorrência, mesmo sendo pequeno. Isso tudo é real, já existe, e se você ainda não está usando, é hora de começar.
Compreenda as necessidades e preferências dos seus clientes. Essa é a base para qualquer estratégia de negócios. A tecnologia permite coletar e analisar dados para entender melhor as pessoas a quem você atende. Ofereça experiências personalizadas aos clientes. Conectar-se com eles e promover a marca ou produtos nas redes sociais ajuda a alavancar a visibilidade e as vendas. Fornecer um ótimo atendimento garantirá fidelidade.
Análise e gestão
A digitalização permite coletar, armazenar e analisar dados, permite analisar os concorrentes para entender o mercado e desenvolver estratégias para concorrer. Permite também que você identifique e gerencie riscos e possa gerir e ter mais estabilidade no seu negócio.
Você pode automatizar tarefas repetitivas, pode gerenciar seus estoques para que não faltem produtos ou tenha excedente, e não perca dinheiro com isso. Nunca se esqueça da logística, isso garante satisfação aos clientes e manter seu negócio em alta conta com as pessoas é uma regra de ouro na era do cancelamento.
Existe a facilidade das transações e pagamentos e é necessário ter um ambiente seguro para tal, assim como é fundamental proteger os dados de quem compra com você.
Investimento e expansão
Investir em inovação e desenvolvimento de produtos garante competitividade e curiosidade dos clientes, e é uma forma de estar sempre em destaque. Junte sua cultura, seus produtos locais, ideias inovadoras e a mistura está pronta. Não se esqueça que é importante investir no desenvolvimento dos funcionários também, para manter a motivação, a produtividade e a satisfação.
Lembre-se que você pode levar seu negócio regional para o mundo, então pense também na sustentabilidade e na responsabilidade social porque você estará lidando com novos públicos e isso garantirá sua reputação e longevidade.
As ferramentas da tecnologia estão aí, e todos os dias surgem algumas novas. IA, IoT, Blockchain, RA, RV, 5G, biotecnologia, entre outras, já existem e continuam se desenvolvendo. E cabe a todos nós utilizar da melhor maneira possível.