Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Conselho repudia edital de contratação temporária para Hospital da Mulher

Entidade denuncia alteração de regulamento que destinava duas vagas para terapeutas ocupacionais

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO) publicou, nas redes sociais, uma nota de repúdio ao edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) lançado em 16 de julho, pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (SESAU/AL), objetivando a contratação temporária de profissionais da área da saúde para atuarem no Hospital da Mulher. O anúncio do processo seletivo foi realizado pelo governador Renan Filho (MDB) há duas semanas nas redes.

A Sesau, ao assumir a construção e a administração do Hospital da Mulher, alterou o projeto inicial desenvolvido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), o qual continha a previsão de duas vagas para terapeutas ocupacionais.

Leia também

"Infelizmente, com a supressão de tais vagas, o referido Edital apresenta um claro desprestígio à população alagoana com relação à Terapia Ocupacional, cuja necessidade de inserção na equipe do Hospital da Mulher está respaldada na legislação do SUS, na Resolução nº 429/2013 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e no projeto inicialmente desenvolvido pela UNCISAL", pontuou a nota.

Conforme assinala a entidade, a atuação do terapeuta ocupacional na equipe multidisciplinar em hospitais e maternidades está baseada nos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e na Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), estando inserido como parte fundamental de uma equipe com resultados eficientes e expressivos. "Sendo assim, é obrigação do Estado, através dos seus governos, garantir que a sociedade tenha acesso à saúde pública integral de qualidade", reforça.

O Conselho afirma, também, que está se empenhando para abrir um canal de diálogo junto à Secretaria de Saúde de Alagoas a fim de tentar promover a abertura de vagas para profissional da Terapia Ocupacional no processo seletivo em questão.

A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da Sesau e esta informou que o órgão não irá se pronunciar.

*Com informações do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X