Penedo teve, em menos de 24h, a maior quantidade de chuva desde 1935, ano que a pluviosidade começou a ser monitorada no município. Entre a noite de terça-feira (24) e esta quarta (25), mais de 250 mm de chuva caíram na cidade. Sendo assim, a prefeitura, de forma emergencial, abrir o trecho da Rodovia Mário Freire Leahy para direcionar a água ao Rio São Francisco.
O recorde teve como consequência deslizamentos de terra em encostas, desmoronamento de imóveis sem óbitos, alagamentos de ruas e o transbordamento da lagoa do Oiteiro e dos canais de escoamento do corpo hídrico da parte baixa da cidade. A localidade de Jatobá foi inundada, assim como áreas do entorno da lagoa.
Leia também

A equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que é um dos órgãos da Defesa Civil Municipal, precisou de uma máquina do tipo patrol para retirar o asfalto e o sedimento da via, que agiliza o tráfego entre a orla ribeirinha e as saídas da cidade.
A rodovia foi interditada no trecho próximo ao acesso da Coreia até o Oiteiro. As vias alternativas ficaram por dentro dessas duas comunidades, seguindo em direção ao trevo da Colina.

Além disso, a Defesa Civil de Penedo alerta para necessidade de maior atenção por parte dos motoristas em razão da continuidade de chuvas na cidade, assim como em Alagoas.
A Prefeitura de Penedo está acolhendo pessoas desabrigadas nas escolas municipais Douglas Apratto Tenório e Irmã Jolenta. A colaboração da população, com doação de donativos para pessoas afetadas pelas chuvas, pode ser feita na sede da prefeitura, no CRAS do Oiteiro e no Theatro Sete de Setembro.
*com informações da assessoria