A Assembleia Legislativa (ALE) realizou, na manhã desta segunda-feira (26), uma audiência pública para traçar ações que fortaleçam os Conselhos Municipais de Meio Ambiente. O objetivo é cobrar a execução de programas de preservação ambiental.
De acordo com o deputado estadual Inácio Loiola (PDT), autor da iniciativa, é necessário que haja uma conscientização urgente da preservação do meio ambiente. "Este trabalho tem que começar pela base, fortalecendo os conselhos municipais, com foco inicial nas cidades com Mata Atlântica, onde iremos iniciar esse trabalho de conscientização", comentou o deputado.
Leia também
Ainda segundo Inácio, foram convocados para participar da audiência representantes dos órgãos públicos fiscalizadores que auxiliarão nas ações, cobrando dos Poderes Executivo e Legislativo municipais a execução de programas para preservar o meio ambiente.
De acordo com o promotor Jorge Dória, Alagoas tem evoluído na recuperação das matas ciliares e preservação da Mata Atlântica. Porém, ainda "há muito o que ser feito".
"Há 10 anos, firmamos um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] com os proprietários de usinas para recuperarem e preservarem as matas ciliares. Assim fizeram e, hoje, nós temos um dos melhores cenários em comparação com os demais estados do Nordeste. A partir desta audiência, vamos definir pontos para melhorar, ainda mais, as ações de preservação e combate ao desmatamento", explicou o promotor.