Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Em Maceió, evento discute participação feminina na política

Na ocasião serão apresentado dados de pesquisa nacional sobre o tema

Mulheres de diversas correntes partidárias e ativistas de Alagoas, do Nordeste e do país se reúnem, na próxima quinta-feira (12), às 19h, no Hotel Jatiúca, para discutir a participação feminina na política. O evento, organizado pelo gabinete da deputada estadual Jó Pereira, terá apresentação dos resultados da "Jornada da Candidata", pesquisa nacional realizada pelo coletivo Vote Nelas, criado em 2018 com o objetivo de fortalecer candidaturas femininas, melhorando a representação das mulheres na política.

A pesquisa será apresentada pelas cofundadoras do Vote Nelas, Amanda Brito, graduada em Relações Internacionais e coordenadora do Movimento Mulheres com Direito; e a jornalista Adriana Mendes.

Leia também

Entre junho de 2019 e janeiro de 2020, foram entrevistadas 34 mulheres de todas as correntes partidárias e de todas as regiões do país, que disputaram as eleições em 2016 ou 2018 a vereadoras e deputadas (estaduais e federais). Participaram da pesquisa candidatas de 16 estados, 14 partidos, 10 eleitas e 24 não eleitas.

Alguns dados

- 55% das entrevistadas na Jornada da Candidata disseram que a motivação para entrar na política foi acreditar que podiam fazer a diferença;

- 41% alegam como principal motivo que leva uma mulher a não se candidatar para um cargo político a falta de apoio dos partidos políticos;

- Em um ranking de 190 países, ocupa a 52ª posição em sub-representação feminina na política, atrás de países como Arábia Saudita;

- Nas eleições de 2018 aumentamos de 10% para 15% a participação de mulheres, resultado considerado ainda incipiente;

- Nos diretórios executivos dos partidos, são 22% de mulheres apenas.

Durante o evento, também serão mostrados dados da pesquisa sobre o perfil das prefeitas de todo o país, levantamento foi feito pelo Instituto Alziras, organização sem fins lucrativos que atua com foco no aumento da representação feminina na política, por meio do fortalecimento de mandatos e de candidaturas de mulheres.

A apresentação será feita pelas cofundadoras e diretoras da ONG, Marina Barros (administradora, pesquisadora e mestre em Comunicação e Cultura) e Michelle Ferreti (administradora e mestre em Ciências Sociais).

Consta ainda da programação um relato sobre a experiência do mandato compartilhado, pela codeputada Claudia Visoni, jornalista e ambientalista integrante da Bancada Ativista da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).

Serviço

O quê: Evento sobre participação feminina na política, com apresentação dos resultados da Pesquisa Jornada da Candidata (Coletivo Vote Nelas); da Pesquisa com o perfil das prefeitas do país (Instituto Alziras); e apresentação da experiência do mandato compartilhado, pela codeputada Claudia Visoni, jornalista e ambientalista integrante da Bancada Ativista da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).

Quando: Quinta-feira, 12 de março

Horário: 19h

Local: no Hotel Jatiúca, em Maceió.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X