Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Emissão de quase mil documentos está atrasada no Detran/AL, afirma sindicato

Despachantes se dizem prejudicados pela demora; 250 processos são abertos diariamente junto ao órgão

Quase mil processos para emissão de documentos junto ao Detran/AL [Departamento Estadual de Trânsito] estão com atraso, segundo denunciou o Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Estado de Alagoas (Sindespeal). Esse número não leva em conta os processos abertos diretamente pela população, na sede do órgão. Eles alegam que os cerca de 130 despachantes credenciados que atuam no estado, sendo 70 apenas em Maceió, estão sendo prejudicados com a demora.

De acordo com o presidente do Sindespeal, José Ailton Ferreira Júnior, 250 processos são abertos diariamente pelos despachantes e o tempo de espera é de um dia. Mas que, desde o começo do mês, esse tempo passou a ser de no mínimo cinco dias. Da quinta-feira da semana passada até ontem (18), ele disse só foram emitidos 320 documentos.

Leia também

O atraso tem prejudicado o trabalho da categoria, enquanto os contratantes cobram dos despachantes pelo serviço pago.

"Quem contrata o serviço quer ele feito. Nós representamos o usuário comum, agilizamos o processo do usuário, não tiramos usuários do Detran, nós diminuímos a quantidade de pessoas que buscam pelo serviço todos os dias. E tanto nossos clientes quanto a população estão sendo prejudicados, a exemplo de pessoas que compraram carro novo e não conseguem utilizar porque não têm o documento. E até empresas que estão deixando de receber porque o valor pago pelo veículo só é repassado quando é feita a emissão do documento", disse.

Conforme revelou, várias reuniões foram feitas com o Detran durante esse período e que o órgão justificou que está passando por uma reestruturação para atender melhor os usuários, despachantes e procuradores. "O Detran disse que está se organizando, mas não deram prazo para regularizar. Passaram uma semana sem emitir documento, voltaram, mas com deficiência".

"Anunciaram no site do Detran que os serviços prestados no SAC Petrópolis, referentes às procurações públicas e particulares seriam encerrados e passariam a ser atendidos no SAC Miramar, Maceió Shopping e na sede, mas não disseram que o SAC do shopping Farol também fechou. Todo atendimento foi para a sede e, por isso, também está tendo essa demora para sair o documento", pontua.

CONFIRA, NA ÍNTEGRA, NOTA DO DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa que as mudanças estruturais que ocorreram foram realizadas com o propósito de otimizar e facilitar os serviços prestados à população alagoana sem privilegiar nenhuma categoria, prezando pelo tratamento igualitário. 

A autarquia ressalta que não há mais nenhum processo em atraso, e que os procedimentos já estão plenamente regularizados. Os usuários podem realizar além do atendimento presencial, diversos serviços on-line, de forma cômoda e prática, através do site institucional (www.detran.al.gov.br), que permite a resolução de pendências sem o intermédio de terceiros. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X