Tradição natalina, o "Concerto de Natal do Lar São Domingos" reuniu centenas de pessoas no pátio externo da ONG, na noite desta sexta-feira (16), para celebrar a chegada do Natal. Durante a noite, 150 crianças, com idade entre 6 e 16 anos, cantaram e tocaram músicas natalinas, dando vida as escadarias e janelas do casarão, localizado no bairro de Mangabeiras.
O evento contou com a participação das meninas do Pastoril, da Banda Fanfarra e da Orquestra de Flauta Doce. Para completar a noite, o músico Luiz Carlos Ângelo dividiu o palco com o Coral do Lar São Domingos, regido pelo maestro Jaílson Natividade.
Leia também
"Essa apresentação é uma forma de agradecimento e também um jeito de mostrar um pouco do trabalho que realizamos com as crianças", disse o presidente do Lar São Domingos, Ricardo Santos.
O evento, segundo o presidente da instituição, foi preparado com muito carinho e dedicação da equipe de funcionários e com a colaboração de algumas parcerias e doações.

Há 97 anos a casa realiza projetos sociais e promove atividades que atendem as crianças de diversas comunidades de Maceió. A educadora social Ladjane Hermenegilda, de 44 anos, trabalha há dois anos no lar e diz observar uma grande mudança nas crianças depois que começam a realizar as atividades diariamente e ocupar o tempo de maneira produtiva. "Eles chegam aqui, muitas vezes, agressivos e impacientes. Com o tempo, conseguimos ver que eles passam a interagir melhor e a evoluir socialemte. Eles saem da escola e vem direto para cá", comentou a educadora.
De acordo com a coordenador pedagógica, Liliane Araújo, 10 educadores sociais auxiliam nas atividades diárias de 18 turmas. Das 500 crianças atendidas pelos programas, 150 se apresentaram. "Participar das apresentações de Natal é uma escolha voluntária. Todas que estão aqui se dispuseram a ensaiar para mostrar esse belo show para nós", disse.
Para a diarista Maria Luciana, de 30 anos, o trabalho realizado pelo Lar São Domingos é essencial para que ela possa trabalhar tranquila e ter a certeza de que suas 3 filhas, Layane, de 10 anos, Lidiane, de 8 anos, e Lohane, de 13 anos, estão seguras. "Hoje a Lidiane e a Lohane se apresentaram no coral e foi uma emoção muito grande", se emocionou.
O "Concerto de Natal" encerrou a programação da instituição, que entra em recesso e retorna as atividades na primeira semana de fevereiro. Durante o mês de janeiro, os funcionários mantêm as atividades administrativas, o Serviço Social abre inscrições para completar as 500 vagas oferecidas pela instituição e os educadores se reúnem para organizar as salas de atividades e realizar o planejamento pedagógico para 2017.