Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Escotistas Florestais de Alagoas comemoram o Dia Mundial do Escoteiro

Com o objetivo de formar jovens cidadãos ambientais, organização promove reuniões semanais e eventos voltados para a prática ao ar livre

Em alusão ao dia mundial do Escoteiro, comemorado nesta terça-feira (23), o grupo de Escotistas Florestais de Alagoas relembrou o lema "Sempre alerta" e reforçou os 22 anos de atuação no estado. Com o objetivo de formar jovens cidadãos ambientais, a organização promove reuniões semanais e eventos voltados para a prática ao ar livre.

Atualmente, a organização conta com 300 integrantes e representações em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e Sergipe, entre outros em formação. Fundada em 1996 pelo ex-coronel da Polícia Militar e Presidente Nacional, Luis Fidelis, o grupo busca conscientizar, por meio de atividades práticas, crianças e jovens de diferentes faixas etárias.

Leia também

"O escotismo florestal é um ensinamento para a vida. É educação ambiental de forma prática, algo que deveria ser mais explorado para formar a conscientização na sociedade. Nosso papel é mostrar a natureza. Não podemos defender algo que não conhecemos, por isso a importância do contato direto com o meio ambiente", ressalta o fundador.

Os grupos, divididos de acordo com a idade dos integrantes, recebem jovens dos 7 aos 17 anos. As programações variam de rapel a acampamentos anuais em outros estados. Luis explica que o objetivo, além da educação ambiental prática, é repassar noções de disciplina e responsabilidade.

"Mesmo com os escoteiros que não possuem tanta independência nas tarefas, procuramos fazer com que eles se sintam responsáveis por todas as ações. Ao longo do tempo, as obrigações no escotismo vão crescendo e as tarefas também", complementa.

Escoteiro há 1 ano e um mês, Thales Gabriel, de 17 anos, conheceu o grupo no desfile de 7 de setembro e conta que o movimento trouxe noções de responsabilidade ambiental. "Consegui ter outra visão de preservação, união, além da convivência com pessoas diferentes. Pessoalmente, meu crescimento e as responsabilidades aumentaram", explica.

Para se inscrever, basta entrar em contato com a página oficial da organização no Facebook, estar matriculado em uma instituição de ensino e ter a autorização dos pais ou responsáveis. Todo mês, cada membro contribui com uma taxa de R$10.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X