
Um anel colorido que se formou ao redor do Sol, na manhã deste sábado (7), chamou a atenção de moradores do Distrito Federal. O fenômeno, conhecido como "halo solar", é uma espécie de arco-íris em formato de círculo. A imagem rendeu cliques curiosos em diversas regiões.
Em Águas Claras, o fotógrafo Leo Caldas registrou o colorido do céu, por volta das 10h30.
Leia também
O meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que o fenômeno ocorre a partir do reflexo da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros.
"O halo tem a ver com a incidência da luz do Sol sobre nuvens altas (cirrus). À medida que a luz bate, forma-se aquele desenho colorido."
Heráclio explica ainda que a formação é semelhante à do arco-íris, mas o halo se diferencia pelo formato circular, gerado pela posição do observador.
"Os formatos são diferentes porque o arco-íris se forma à frente da nossa visão, no horizonte, e o halo é sempre acima."
Olhares curiosos
No Gama, o digitador Antônio Marcos Pereira da Silva identificou "algo diferente no céu", logo cedo, por volta de 8h. Ele contou ao G1 que conversava com familiares quando notou o anel colorido ao redor do Sol.
"Fiquei me perguntando o que seria. Achei que era sinal de chuva, mas ainda quero tirar a dúvida. É a primeira vez que vejo."
Em agosto de 2017, moradores da capital também registraram o "halo solar". À época, o DF enfrentava o auge da seca e estava há 93 dias sem chuva.
Especialistas afirmam que não há um período específico para que o fenômeno ocorra, mas apontam que a época de chuva "tem configurações melhores", já que há bastante umidade na atmosfera.
Previsão do tempo
De acordo com o Inmet, há previsão de pancadas de chuva para este sábado (7) no Distrito Federal. A precipitação deve ocorrer "durante a tarde e início da noite".
Neste sábado, os termômetros marcaram 17ºC, no Plano Piloto, e podem chegar a 32ºC no DF. Já a umidade varia de 100% a 30%.
Os próximos dias, no entanto, devem ser de abertura de sol e de "temperatura agradável", pelo menos até quarta-feira (11), segundo o meteorologista Heráclio Alves.