O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (25), que o reembolso da taxa de inscrição - paga nos últimos processos seletivo - deve ser disponibilizada até o próximo dia 18 de maio.
Os candidatos que pagaram concorreriam a vagas para recenseadores e supervisores do Censo Demográfico 2021, que foi adiado devido as medidas de emergência tomadas pelo Ministério da Saúde (MS) para conter o coronavírus. Em Alagoas, o concurso visava o preenchimento de quase três mil vagas e 208 mil postos em todo o Brasil.
Leia também
De acordo com o cronograma estabelecido, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes para, em seguida, efetivar o reembolso. A quantia será disponibilizada através do Banco do Brasil (BB).
A decisão também levou em consideração a natureza de coleta da pesquisa, que é domiciliar, predominantemente presencial e com estimativa de visitas a 180 mil recenseadores e 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.
Da mesma forma, a determinação considerou a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.
As orientações sobre a liberação do reembolso deverão ser divulgadas pelas redes oficiais do IBGE e do Cebraspe.