O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta quarta-feira (20), em Alagoas, treinamento com equipes de recenseadores que irão colher dados para o Censo 2020, que deverá ter início em agosto do próximo ano, em todo o País. O objetivo do treinamento é verificar o funcionamento dos dispositivos móveis de coleta e testar uma série de variáveis dentro do questionário que será apresentado à população.
Nesta terça-feira (19), o coordenador técnico do Censo Demográfico 2020 do IBGE em Alagoas, Neilson Negrão Antelo Romar, revelou àGazetawebque na primeira semana depois do carnaval, o órgão fará testes piloto do censo com a população urbana e rural de Maceió, população indígena de Joaquim Gomes, população quilombola de União dos Palmares, além de habitantes de Matriz de Camaragibe. Além desses quatro municípios, estavam previstos testes em Satuba, mas o IBGE cancelou por considerar que não precisava.
Leia também
Segundo Neilson Negrão, uma das etapas a serem avaliadas neste teste piloto é a Pesquisa Territorial do Entorno Urbanístico dos Domicílios, que define as principais características das áreas urbanas, bem antes de os recenseadores comecem as visitas domiciliares.
A Pesquisa do Entorno Urbanístico verifica se os domicílios a serem visitados estão em um aglomerado subnormal (favelas), se as ruas têm calçamento, iluminação pública, coleta de lixo, bueiros, pontos de ônibus, faixas para pedestres, arborização ou, ainda, se as vias de acesso permitem a passagem de veículos.
Os testes para o Censo 2020 acontecerão simultaneamente em 14 estados brasileiros. A partir de agosto do ano que vem, cerca de 220 mil recenseadores visitarão mais de 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios de todo o País, investigando os principais aspectos da vida dos brasileiros, como educação, saneamento básico, religião, deficiências físicas, trabalho e rendimento.