Uma comissão de produtores rurais da comunidade Cabeceiras, situada no município de Palmeira dos Índios, Agreste alagoano, esteve no Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), nessa segunda-feira (26), para solicitar o apoio do diretor-presidente do instituto, Jaime Silva, no tocante à regularização das propriedades rurais.
Na ocasião, o grupo solicitou o ingresso dos trabalhadores no Programa Rural Legal, termo de cooperação entre o Governo de Alagoas e o Tribunal de Justiça.
Leia também
Assinado no dia 04 de setembro de 2017, o documento busca regularizar as pequenas propriedades de terra com dimensões inferiores a 50 hectares, promovendo, ainda, a entrega gratuita dos títulos de posse e de domínio de terras.
"O Iteral tem realizado um trabalho muito importante em Alagoas. E essas pessoas são pequenos produtores que precisam regularizar suas terras para viabilizar um financiamento bancário. Saímos satisfeitos do encontro e vamos solucionar esta situação muito em breve", destacou o deputado estadual Edval Gaia, que acompanhou a comissão de produtores rurais.
Já de acordo com Jaime Silva, tal solicitação representa o sonho de muitas famílias, razão pela qual será encaminhada ao secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago. Agora, o Iteral vai mapear, com o apoio da Seagri, a quantidade de títulos que precisam ser assinados pelo governador Renan Filho, além dos municípios a serem beneficiados.