A primeira caminhada espacial feita apenas com mulheres será adiantada pela agência espacial norte-americana (Nasa). Na terça-feira (15), foi anunciado que as astronautas Christina Koch e Jessica Meir devem corrigir uma falha no sistema elétrico da Estação Espacial Internacional (ISS) ainda nesta semana.
Esta será a primeira manobra 100% feminina entre as mais de 200 realizadas desde 1965. Em março deste ano, a caminhada foi cancelada porque a Nasa não tinha trajes espaciais do tamanho adequado para as astronautas a bordo.
Leia também
A saída está prevista para acontecer entre quinta (17) e sexta-feira (18) e faz parte de atividades previstas para a manutenção de baterias da unidade. Na semana passada outros astronautas realizaram as trocas dos equipamentos anteriores por versões mais modernas de lítio.
Na tripulação há quatro astronautas treinados para a realização destas manobras, dois homens e duas mulheres. Em mais de cinco décadas desde a primeira caminhada espacial, das 227 manobras, mulheres participaram apenas de 14, sempre acompanhadas de homens.
Uma das líderes da operação, Megan McArthur, celebrou em uma rede social este evento que considerou "absolutamente animador."
"O fato de que serão duas mulheres apenas mostra que temos muitas mulheres capazes e qualificadas na missão."
A Nasa esclareceu, por meio de um comunicado, que as falhas no sistema elétrico não prejudicam as operações da ISS nem representam um risco à segurança da tripulação.