Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

No Dia Mundial da Água, Alagoas se destaca como polo de inovação em saneamento

PVC fabricado em Alagoas fortalece redes de saneamento e combate o desperdício de água


			
				No Dia Mundial da Água, Alagoas se destaca como polo de inovação em saneamento
No Dia Mundial da Água, Alagoas se destaca como polo de inovação em saneamento. Divulgação

Neste Dia Mundial da Água, Alagoas reafirma seu papel estratégico no avanço do saneamento básico no Brasil. O estado tem investido na ampliação do acesso à água tratada e ao tratamento de esgoto, além de abrigar, em Marechal Deodoro, a unidade da Braskem responsável pela produção de Policloreto de Vinila, a maior da América Latina. O PVC tem sido um dos grandes aliados na modernização da infraestrutura hídrica do país, garantindo mais eficiência, segurança e qualidade no abastecimento.

Os avanços recentes no saneamento em Alagoas mostram o impacto positivo da tecnologia no setor. Desde 2020, o estado vem ampliando a distribuição de água tratada e redes de esgoto, com concessões que buscam universalizar o acesso aos serviços essenciais. Além disso, a capital, Maceió, registrou uma das maiores reduções no desperdício de água do país nos últimos cinco anos, de acordo com o Instituto Trata Brasil.

Leia também

PVC: inovação a serviço do saneamento

A transformação do saneamento passa diretamente pelo uso de materiais inovadores. O PVC, produzido pela Braskem, tem desempenhado um papel fundamental na construção de redes de abastecimento mais eficientes e duráveis contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.

“Sua alta performance, extensa vida útil, reciclabilidade e segurança nas mais diversas soluções hídricas adotadas, tornam o PVC essencial na implementação dos projetos de saneamento básico, provando que inovação e tecnologia podem tornar o setor mais eficiente e sustentável”, afirma Hélcio Colodete, diretor industrial da Braskem.

Além da durabilidade e resistência à corrosão, o PVC permite instalações mais rápidas e seguras, reduzindo custos e minimizando impactos ambientais. “O PVC pode contribuir para um futuro mais sustentável ao permitir, por exemplo, a construção de redes de abastecimento mais eficientes e duráveis. O uso de tubulações inteligentes reduz significativamente as perdas de água nas redes de distribuição, combatendo um dos principais desafios do saneamento no Brasil, que é o desperdício de água”, reforça Colodete.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, realizados ao longo dos anos, resultaram em soluções que já estão transformando o setor. Dentre estas inovações tecnológicas destacamos produtos em PVC, Polipropileno e Polietileno de Alta Densidade (PEAD):

Tubulações Inteligentes: feitas com PVC de alta performance, reduzem o desperdício de água nas redes de distribuição;

Geomembranas Protetoras: aplicadas em aterros sanitários e tanques de tratamento de esgoto, evitam a contaminação do solo e da água, garantindo mais segurança ambiental;

Sistemas de Drenagem Sustentáveis: produzidos com tubos de PEAD corrugados, permitem a captação e o reuso da água da chuva, ajudando a mitigar enchentes;

Fossas Sépticas Modernas: tanques compactos e eficientes que viabilizam o tratamento de esgoto em áreas rurais ou sem rede de coleta, ampliando o acesso ao saneamento;

Geomanta: manta de filamentos grossos de polipropileno. Tem a função de confinar partículas que preenchem a estrutura, evitando a perda do material fino e facilitando o crescimento da vegetação.

A empresa não apenas lidera a produção de PVC na América Latina, mas também impulsiona a cadeia da indústria plástico-química em Alagoas. O setor está em crescimento no estado, com cerca de 80 indústrias concentradas nos polos industriais de Maceió e Marechal Deodoro, fortalecendo a economia e gerando empregos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X