
Neste Dia Mundial da Água, Alagoas reafirma seu papel estratégico no avanço do saneamento básico no Brasil. O estado tem investido na ampliação do acesso à água tratada e ao tratamento de esgoto, além de abrigar, em Marechal Deodoro, a unidade da Braskem responsável pela produção de Policloreto de Vinila, a maior da América Latina. O PVC tem sido um dos grandes aliados na modernização da infraestrutura hídrica do país, garantindo mais eficiência, segurança e qualidade no abastecimento.
Os avanços recentes no saneamento em Alagoas mostram o impacto positivo da tecnologia no setor. Desde 2020, o estado vem ampliando a distribuição de água tratada e redes de esgoto, com concessões que buscam universalizar o acesso aos serviços essenciais. Além disso, a capital, Maceió, registrou uma das maiores reduções no desperdício de água do país nos últimos cinco anos, de acordo com o Instituto Trata Brasil.
Leia também
PVC: inovação a serviço do saneamento
A transformação do saneamento passa diretamente pelo uso de materiais inovadores. O PVC, produzido pela Braskem, tem desempenhado um papel fundamental na construção de redes de abastecimento mais eficientes e duráveis contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.
“Sua alta performance, extensa vida útil, reciclabilidade e segurança nas mais diversas soluções hídricas adotadas, tornam o PVC essencial na implementação dos projetos de saneamento básico, provando que inovação e tecnologia podem tornar o setor mais eficiente e sustentável”, afirma Hélcio Colodete, diretor industrial da Braskem.
Além da durabilidade e resistência à corrosão, o PVC permite instalações mais rápidas e seguras, reduzindo custos e minimizando impactos ambientais. “O PVC pode contribuir para um futuro mais sustentável ao permitir, por exemplo, a construção de redes de abastecimento mais eficientes e duráveis. O uso de tubulações inteligentes reduz significativamente as perdas de água nas redes de distribuição, combatendo um dos principais desafios do saneamento no Brasil, que é o desperdício de água”, reforça Colodete.
Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, realizados ao longo dos anos, resultaram em soluções que já estão transformando o setor. Dentre estas inovações tecnológicas destacamos produtos em PVC, Polipropileno e Polietileno de Alta Densidade (PEAD):
Tubulações Inteligentes: feitas com PVC de alta performance, reduzem o desperdício de água nas redes de distribuição;
Geomembranas Protetoras: aplicadas em aterros sanitários e tanques de tratamento de esgoto, evitam a contaminação do solo e da água, garantindo mais segurança ambiental;
Sistemas de Drenagem Sustentáveis: produzidos com tubos de PEAD corrugados, permitem a captação e o reuso da água da chuva, ajudando a mitigar enchentes;
Fossas Sépticas Modernas: tanques compactos e eficientes que viabilizam o tratamento de esgoto em áreas rurais ou sem rede de coleta, ampliando o acesso ao saneamento;
Geomanta: manta de filamentos grossos de polipropileno. Tem a função de confinar partículas que preenchem a estrutura, evitando a perda do material fino e facilitando o crescimento da vegetação.
A empresa não apenas lidera a produção de PVC na América Latina, mas também impulsiona a cadeia da indústria plástico-química em Alagoas. O setor está em crescimento no estado, com cerca de 80 indústrias concentradas nos polos industriais de Maceió e Marechal Deodoro, fortalecendo a economia e gerando empregos.