Nome fantasia é um termo bastante utilizado no mundo empresarial, especialmente nas etapas de abertura e cadastro da empresa. Por isso, se você é empreendedor, deve conhecer a fundo o que ele significa e qual seu papel no negócio.
Além do mais, é interessante compreender qual o papel estratégico desse recurso e como ele pode ser usado para melhorar o desempenho do negócio no mercado. Se você deseja encontrar essas e outras informações sobre o assunto, continue a leitura até o fim!
Leia também
O que significa nome fantasia?
O nome fantasia é uma denominação utilizada pelas empresas que se torna popular ao público, ou seja, esta é a forma que as pessoas conhecem o estabelecimento. Esse nome costuma ser definido quando a empresa está sendo registrada formalmente e pode sofrer ajustes por meio de um certificado digital, caso seja preciso alguma alteração diferente do que foi previsto inicialmente.
O processo de mudança pode variar, dependendo da modalidade de empresa. Ex.: MEI, Ltda., Eireli e outros. Em alguns casos, tudo pode ser feito de forma online, mas, em outros, é necessário acionar a junta comercial ou cartório onde a empresa foi registrada para fazer a substituição conforme os novos padrões estabelecidos para o empreendimento. O procedimento não exige grandes ações, já que essa nomenclatura não afeta diretamente o registro da empresa, que se chama razão social.
Geralmente essas denominações são escolhidas com base em critérios que tornam o nome mais atrativo, utilizando palavras que façam alusão ao negócio e chamem a atenção. É recomendado aos empreendedores evitar o uso de expressões da moda ou ultrapassadas e, de preferência, não utilizar palavras difíceis de pronunciar ou com termos em outro idioma, além de estarem enquadradas com base em uma avaliação da concorrência.
Registro do nome fantasia
O nome fantasia pode ser associado a uma marca e registrado junto ao INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, órgão responsável pela fiscalização e determinação de normas referentes aos direitos autorais de cada marca e suas devidas padronizações. Contudo, vale ressaltar que o registro não é obrigatório.
Contudo, é por meio do registro que você protege que outra marca semelhante faça uso do mesmo nome fantasia que sua empresa. Assim, a recomendação do INPI é que uma busca na base de dados seja realizada, para verificar se vale a pena submeter o pedido ou não. Essa consulta é feita através de palavras-chave.
Depois de pagar uma taxa de recolhimento para a União, é possível iniciar o pedido. Caso haja uma imagem que represente a marca, esta também deve ser anexada ao formulário. Com o processo iniciado, se o pedido for conferido, é necessário pagar outro valor para o registro, que deve ser renovado a cada dez anos.
Pode existir mais de um nome fantasia por CNPJ?
É possível que mais de um nome fantasia seja incluído por CNPJ. Cada um pode ter até dois diferentes, desde que sejam relacionados aos padrões estabelecidos pela tabela CNAE. Essa tabela se refere à classificação de atividades econômicas oficialmente adotada pelo Sistema Estatístico Nacional e pelos órgãos gestores de cadastros e registros da Administração Pública do país.
É possível trocar o nome fantasia?
Sim, é possível alterar o nome fantasia de uma empresa, caso seja necessário em algum momento. Em alguns casos, é possível fazer o procedimento de forma online, e em outros, é preciso se dirigir ao local onde foi feito o registro inicial do CNPJ. Especialistas explicam, no entanto, que é essencial o uso de estratégias para a melhor gestão desta fase.
Nesses casos, lembre-se de estruturar melhor seu plano de marketing para anunciar a mudança, além de tratar individualmente com fornecedores, atualizar os materiais digitais e físicos para manter a identidade, além de explicar aos clientes o motivo da mudança.
O que você quer para a sua marca?
O processo de criação de uma empresa pode até ser burocrático, mas é esse início que define os principais pontos, colaborando para a estabilidade e até auxiliando na credibilidade através de detalhes como o nome, a marca e as padronizações estabelecidas para cada negócio.
Por isso, antes de iniciar este processo, faça um estudo adequado sobre o nicho de mercado que você pretende trabalhar, quais são os pontos positivos que determinado nome pode trazer ou até que implicações podem ocorrer com certas variações, como mistura de idiomas, acessibilidade, facilidade na pronúncia, dentre outros itens estratégicos.
No site da Omie, você encontra informações que podem te ajudar na gestão de uma empresa, além de processos como o sistema ERP, que otimiza ações com o uso da tecnologia e oferece soluções seguras e integradas no processo de automatização e otimização de operações. Conheça o portal e saiba mais!