Durante o período de isolamento social, foi registrado um aumento no número de denúncias por violência policial, segundo a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB-AL). Foram 14 denúncias, contra 11 no mesmo período do ano passado.
Para Anne Caroline Fidelis, que preside a comissão, o fato do número aumentar durante o isolamento social chama atenção. "Acreditávamos que com o isolamento haveria uma diminuição de ocorrências relacionadas a abordagens policiais, mas temos presenciado o contrário. Além da recorrência, tem sido preocupante a gravidade das denúncias que ocorrem, quase que na sua totalidade, nas áreas mais vulnerabilizadas da cidade", disse.
Leia também
De janeiro a junho deste ano, foram recebidas 13 denúncias envolvendo policiais militares e 1 policial civil. Destas, 5 eram de agressão, 3 de invasão domiciliar, 2 por tortura, e roubo, ameaça, desaparecimento e homicídio foram 1 denúncia para cada tipo.
A subnotificação segue sendo uma preocupação da Comissão, já que muitas pessoas se sentem ameaçadas e temem pela sua vida na hora de fazer uma denúncia.
"Em sua grande maioria, os policiais seguem seu trabalho corretamente, mas é preciso apurar esses casos isolados. Todas as denúncias recebidas por nós são encaminhadas para os respectivos órgãos de controle, onde é dado prosseguimento na apuração", disse Nivaldo Barbosa Jr, presidente da OAB-AL.
A redação está em contato com a Polícia Civil e a Polícia Militar, para que se pronunciem sobre o assunto.