Depois de mais de um ano paralisadas, as obras do Eixo Cepa, em Maceió, devem ser retomadas pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). A previsão é que os trabalhos voltem em abril, com o trecho da Ladeira do Teobaldo, de acordo com a assessoria de comunicação do órgão.
A construção do eixo, que pretende desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima, havia sido embargada devido a um flagrante de crime ambiental na região. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), houve supressão três hectares de vegetação da mata nativa.
Leia também
A paralisação aconteceu ainda em dezembro de 2017. Na época, uma multa de R$ 136 mil foi aplicada ao Governo do Estado, que posteriormente precisou assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ibama e também com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) por conta do crime ambiental.
O acordo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último mês de janeiro e estipulava medidas de recuperação da área. Com 9 km de extensão, o Eixo Cepa tem início na sede do Ibama, no bairro Gruta de Lourdes, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à Ladeira Teobaldo Barbosa.
Do outro lado da Avenida Fernandes Lima está o Eixo Quartel, já entregue. Ele conta com 6 km a partir da Rua Marieta Lages, se estendendo até a Ranildo Cavalcanti, por trás do Hospital do Açúcar. Com o custo inicial previsto em R$ 19 milhões, as pistas têm formato binário - duas paralelas de mão única e sentido contrário.
AL-101 Norte

Além do Eixo Cepa, também devem ser retomadas em abril, segundo a assessoria da Setrande, as obras de duplicação da AL-101 Norte. A secretaria informou que está concluindo o processo licitatórios dos trechos 1 (do Parque Shopping até a Escola Fazendária) e 3 (de Jacarecica até o início da Garça Torta).
Iniciada em janeiro de 2016, a obra tem extensão total de 5,8 km, indo de Cruz das Almas até Garça Torta. A duplicação deve contar com ciclovia, sinalização, drenagem e dois viadutos, um na Avenida Pierre Chalita e outro na Josepha de Mello. A duplicação é executada em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-AL).