Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Orquestra alagoana estreia concerto de clássicos nordestinos

Filarmônica de Alagoas apresenta, hoje (1), o espetáculo "Nordeste de Todos os Tons"

Não é possível separar o Nordeste da sua música. É como se, da paisagem à sua gente, emanassem naturalmente o gingado da sanfona, o sopro do pífano, o balanço do ganzá, do triângulo, do pandeiro, dos ritmos que fazem da música popular nordestina um universo. E é esse mundo que a Filarmônica de Alagoas resolveu explorar. Em seu mais novo concerto, "Nordeste de todos os tons", o grupo embarca nas sonoridades de nomes como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. A iniciativa é inédita para eles, que, sob a batuta de Luiz Martins, sobem ao palco do Teatro Deodoro, hoje (1), às 20h.

As versões sinfônicas para os clássicos nordestinos contarão com arranjos compostos especialmente para a ocasião e pensados para a formação orquestral completa, com todos os instrumentos tradicionais, solistas e coro. Exclusivamente para este concerto, a Filarmônica leva ao palco uma banda base, composta por Van Silva, no baixo elétrico, Maglione Santos, na bateria, Jadson Lima, na guitarra e Milla do Acordeon. Convidados especiais, como Irina Costa, Anderson Fidellis, Coral Cesmac e Chau do Pife, também devem marcar a apresentação.

Leia também

"É uma criatividade dessas pessoas da nossa cultura, para valorizar nossa música. Talvez esse incentivo sirva para que nossa população olhe mais para quem toca um pife, um acordeon. É muito importante para valorizar e mostrar que temos uma riqueza muito grande aqui, na nossa música, que não deixa nada a desejar para nenhuma outra, então venham todos assistir o espetáculo mais bonito do mundo todo", convida orgulhoso Chau do Pife, patrimônio vivo de Alagoas.

A ideia de um concerto somente com músicas desse universo popular nordestino partiu dos próprios espectadores e foi prontamente atendida pela Filarmônica que, com um pouco mais de um ano de atividade, acumula concertos lotados. O concerto de hoje integra a Série Mundo, onde a orquestra se permite flertar com a música pop e com sonoridades diversas, em um constante diálogo com um público de todas as idades.

"Um mote que a gente usa é: o que toca as pessoas? A gente não está vendendo um concerto, estamos trabalhando com emoção, porque não é só o músico que se identifica com essa aura que é gerada. A nossa maior missão enquanto artista é resgatar um pouco dessa sensibilidade, que faz com que as pessoas olhem o mundo com um microscópio e um telescópio ao mesmo tempo", diz.

ORGULHO NORDESTINO


			
				Orquestra alagoana estreia concerto de clássicos nordestinos
FOTO: Amanda Bambu

Um dos jovens talentos convidados para o concerto de amanhã é Anderson Fidellis. Ele, que dedica sua vida e sua arte ao ofício de forrozeiro, levanta a bandeira das manifestações culturais autênticas e assume a responsabilidade de levar adiante e reapresentar o colorido trançado da música do Nordeste à sua geração. Convidado pelo maestro Luiz Martins, Fidellis apresentará algumas músicas de Luiz Gonzaga, seu grande ídolo.

"Levar a música nordestina nesse contexto sinfônico dá uma certa dignidade a nossa música. Quando se fala de Música Popular Brasileira nunca se cita a música nordestina. Existe aí um certo preconceito. Subdividiram a música e agem como se a nordestina estivesse abaixo das demais, tanto que ela está sempre condenada a um período do ano, o que está matando nossa cultura popular", lamenta.

Anderson Fidellis leva o forró e os símbolos nordestinos muito a sério. No palco, com um gibão e seus apetrechos típicos, ele se transforma em outro. De sanfona a postos, divide sua Cabrobeira com o público, que acaba fascinado pela intensidade do artista.

"Fico muito feliz por participar dessa proposta, que é algo diferente de tudo que eu já fiz. A ideia mostra um pouco desse valor que a música nordestina tem. É algo bastante significante para mim e para o momento que estamos vivendo, reafirma a importância da nossa produção musical", diz Fidellis, que diz acreditar no potencial de iniciativas como a do concerto "Nordeste de todos os tons" para impulsionar, inclusive, a autoestima nordestina.

"O Nordeste tem voz ativa, fala o que pensa, se manifesta dessa forma. Isso que eu falei [da música nordestina estar uma escala abaixo do que vem a ser a Música Popular Brasileira] serve para o povo nordestino. O Brasil deveria olhar mais para nossa região, sem preconceitos, para nossa riqueza e potencial. E não brinque não, pra virar país é um estalo de dedos", reflete o sanfoneiro, cantor e compositor.

Segundo a produtora Irina Costa, o público que for conferir o espetáculo da Filarmônica de Alagoas encontrará uma viagem pelas sonoridades da nossa música. As composições e temas falam sobre a religiosidade, os costumes, a geografia e as festas da nossa gente - de sorriso largo e coração acolhedor-, São elas que dão o tom do concerto. Ainda segundo a produtora, o espetáculo evidencia a qualidade dos espetáculos da Filarmônica de Alagoas, que vem ressignificando os concertos sinfônicos no cenário local e regional; além de questionar os limites e rótulos postos à produção musical.

Serviço

  • O quê: Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta Nordeste de Todos os Tons
  • Quando: Hoje, 1 de novembro, às 20h (véspera de feriado)
  • Onde: Teatro Deodoro (centro)
  • Quanto: a partir de R$ 25
  • Vendas: online pelo site www.sympla.com/filarmonicadealagoas | Chilli Beans (Maceió Shopping) | Galeria Club Lyon (Jatiúca) | Hering (Parque Shopping e Shopping Pátio Maceió)
  • Informações: (82) 9 93816666 | 9 94446228

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X