Pequenos agricultores de diversos locais do Estado participaram, na manhã deste domingo (18), de uma feira orgânica realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com outros órgãos estaduais e municipais, no bairro da Ponta Verde. A iniciativa teve como objetivo conscientizar o público para os cuidados com o meio ambiente.
Segundo a gerente de resíduos da Semarh, Elaine Melo, todos os anos a feira é realizada, em virtude da Semana do Meio Ambiente. ''Geralmente é realizado dia 5, no entanto, devido às chuvas, realizamos apenas agora. Todas as terças nós já realizamos uma feira de alimentos sem agrotóxicos em um espaço da Semarh, em Jacarecica, e uma vez por ano, a gente faz essa que é maior e compõe outros elementos'', informou.
Leia também

De acordo com o secretário da Semarh, Alexandre Ayres, o órgão tem a visão de priorizar a política de educação ambiental durante o evento. ''A conscientização social é muito importante. Porque o poder público não consegue proteger o meio ambiente sozinho. É preciso que as pessoas também ajudem. O cidadão tem atuação importantíssima'', explicou.
O evento teve vários atrativos, a venda de alimentos era a maior delas. O agricultor Rogério da Silva, que comercializa bananas, disse que é muito importante participar das feiras e, ainda mais, com alimentos que não colocam em risco a saúde.
''A gente vende alimentos sem nenhum tipo de veneno, essa é a vantagem. O preço é acessível, não é nada caro. Para nós, é muito importante participar dessa e de outras feiras. Não só pra ganhar dinheiro vendendo os produtos, mas também porque estamos vendendo alimentos de qualidade, que não vão prejudicar a saúde de ninguém'', completou.

Durante a feira orgânica, vários outros espaços, além da venda de alimentos, foram desenvolvidos. O evento também contou com a entrega de mudas para plantio e exposições realizadas pela prefeitura, como a de animais que fazem parte da fauna do Parque Municipal de Maceió. Apresentações, como a da banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (59ª BIMtz), do Exército Brasileiro, também participaram da causa.

