Pequenos gestos importam, principalmente no Natal. Foi com esse pensamento que a comunidade da Igreja Batista do Pinheiro realizou a segunda edição do projeto "Ceia Solidária" na noite desta quinta-feira (20), na Praça dos Martírios, no Centro. A iniciativa, que contou com o auxílio de 50 voluntários, resolveu antecipar o Natal e proporcionar uma ceia para mais de 200 pessoas em situação de rua.
A programação começou por volta das 17h, com o projeto "Banho Solidário", que, gratuitamente, ofereceu banhos e kits higiênicos para os moradores da Praça dos Martírios. Logo em seguida, uma mesa foi montada no meio da praça com comidas típicas natalinas, como peru, rabanada, purê de batata e sobremesas. Bandas e coros da Igreja Batista e Adventista compareceram a celebração e se apresentaram durante a ceia.
Leia também

O coordenador do "Banho Solidário" e voluntário da ação, Fabiano José dos Santos descreveu o momento como um ato de amor. "Quando eu olho para a satisfação dessas pessoas, eu só consigo pensar no amor literal ao próximo. É uma satisfação imensa no coração, e isso representa verdadeiramente o espírito de Natal e de Jesus Cristo ao repartir o pão e mesa. A mesa é de todos e para todos", expressou.
Apesar da história de vida difícil, Maria José não conteve a emoção ao receber a ceia. Formada em educação física, a moradora ficou sabendo da ação por meio da equipe solidária que distribui jantar diariamente na praça. Para ela, o projeto representa a esperança de dias melhores "É até difícil descrever como esse trabalho é espetacular para a nossa comunidade, nos traz alguma fé. O diferencial é como eles fazem tudo com amor e ajudam quem está precisando. Isso é amar o próximo como a nós mesmos", comenta.
O projeto só ocorre durante o natal, e este ano, atendeu o dobro de pessoas em situação de rua comparado ao ano passado. No fim da programação, houve a distribuição de presentes para as crianças.
