
O vereador Samyr Malta abordou, nessa terça-feira, 18, no plenário da Câmara de Maceió, a reunião que aconteceu na Defensoria Pública na última sexta-feira sobre as normas de acompanhamento de crianças com autismo pela Secretaria Municipal de Educação. O tema foi intensamente discutido na sessão da última semana.
De acordo com o parlamentar, a reunião foi muito proveitosa e saímos com entendimentos sobre os profissionais de apoio escolar. "Quero parabenizar a todos que se envolveram. Sabemos que ainda não é o suficiente, mas estamos trabalhando para que essa questão seja solucionada e para que as mães atípicas não fiquem desprovidas de auxílio", disse Malta.
Leia também
Segundo Samyr, existe uma deficiência de profissionais especialistas. "Por que não treinar os pais dessas crianças para se tornarem esses PAE's? Sabemos que até na rede privada está havendo dificuldade para conseguir esses profissionais, mas o poder público não pode se furtar. Foi importante o posicionamento, apesar de não estar resolvido 100%, mas considero um grande avanço a reunião", falou o parlamentar.
Outra questão levantada por Samyr foi sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada). "Sei que é um tema federal, mas como um responsável por uma pessoa com deficiência vai trabalhar e perder o auxílio? Isso não pode acontecer! O benefício é para a pessoa com deficiência e não para seu responsável! Isso pune todos os envolvidos. Precisamos falar com os nossos parlamentares federais para reverter essa situação", frisou Samyr.
O vereador foi aparteado pelos vereadores Leonardo Dias, Teca Nelma, Siderlane Mendonça e Chico Filho.