Apesar do pouco tempo de existência, ela emocionou o público, surpreendeu os jurados, e transformou-se na representante de Alagoas no concurso Festival de Quadrilhas, da Globo Nordeste. A quadrilha junina 'Santa Fé' homenageou o tricentenário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, com o espetáculo "300 Anos de Fé na Santa" na final da 18º edição do concurso Forró & Folia, no Ginásio do Sesi, em Maceió.
Na soma das notas, a quadrilha empatou com a 'Amanhecer do Sertão'. O critério de desempate para os jurados foi o figurino utilizado pelos dançarinos. Mas, de acordo com Thiago Serpe, presidente da junina, a ideia de apresentar os componentes vestidos de Nossa Senhora no final do espetáculo, foi tudo planejado. "Era a carta que tínhamos na manga. É preciso sempre levar algo de impactante", disse.
Leia também
Sobre a vitória, o presidente explica que o grupo estava convicto do trabalho que realizou, e que foram 10 meses de muito estudo e planejamento para chegar ao resultado final. A ideia do enredo deste ano surgiu em agosto de 2016. No dia 11 de setembro, os trabalhos coreográficos foram inciados num cronograma semi-intensivo até o mês de dezembro, tornando-se mais acentuado a partir do retorno das rimas em 8 de janeiro do corrente ano, já com a banda musical.

Para o espetáculo, cada componente desembolsou R$ 900. Além disso, o grupo organizou eventos com fins lucrativos e até produziu um documentário sobre os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, que foi exibido em um cinema da capital alagoana, e resultou no lucro R$ 6 mil investidos na quadrilha.
Hoje, a 'Santa Fé' conta com 178 integrantes, entre dançarinos, equipe técnica e banda. Mas em novembro do ano de 2015, o número de componentes da quadrilha era 16. Um grupo de amigos 'quadrilheiros' com conhecimento no ramo - após sair de outro grupo junino alagoano - decidiu que o momento de criar a própria quadrilha tinha chegado. Nasceu então o grupo que tem como objetivo "diversão de viver, celebrar e ir de Alagoas para todo o Brasil dançar São João".
Em seu primeiro ano de existência, 2016, a Santa Fé conquistou a ascensão do grupo de acesso para o grupo especial de quadrilhas juninas no Estado, sendo então a campeã alagoana. Outros títulos somaram-se a este: Festival de Quadrilhas Juninas de Teotônio Vilela e o Concurso de Quadrilhas Juninas de Satuba, concluindo o seu primeiro trabalho, intitulado 'Escola Santa Fé'.
Um caminhão para cenografia, três ônibus com os componentes e dois com a torcida seguirão neste sábado (24), para a cidade pernambucana Goiana, onde ocorrerá o Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, no próximo sábado (25). "Esperamos fazer uma apresentação impecável. Sempre levamos algo inovador e nessa apresentação não será diferente", disse o presidente da quadrilha, que será a primeira a se apresentar no concurso.
O Forró & Folia é uma realização da Organização Arnon de Mello (OAM). Participam também da organização do evento a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), a Federação do Comércio (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura de Maceió.
