Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Três em cada dez alagoanos assassinados este ano morreram no fim de semana

Sábado é o dia mais perigoso da semana no Estado, segundo levantamento da Segurança Pública de Alagoas

José Samir Tales dos Santos, de 30 anos, foi atingido por um tiro no pescoço às duas horas da manhã deste domingo (23), na zona rural do município de Pilar - a 39 km de Maceió. Segundo o boletim de ocorrências do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, Samir foi socorrido para o hospital do município.

De autoria desconhecida, a tentativa de homicídio poderia entrar para as estatísticas do alto índice de mortes que acontecem no fim de semana em Alagoas. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Segurança Pública do Estado, dos 1.402 assassinatos ocorridos de janeiro a novembro deste ano, 461 deles (o equivalente a 33% do total) ocorrem no sábado e no domingo, os dois dias que mais registram mortes em Alagoas.

Leia também

O sábado lidera o ranking dos dias da semana responsável por mais mortes, com 15,6% do total. Pelas estatísticas, a quarta-feira é o dia menos violento no Estado. Este ano, segundo os dados da SSP, 154 pessoas morreram assassinadas nesse dia - o que corresponde a 11% do total de crimes ocorridos no período no Estado.

Sozinha, a capital alagoana - o município mais violento do Estado este ano, segundo os dados da SSP -, foi responsável por 34,6% do total de assassinatos no Estado, com 486 crimes no acumulado do ano. Do total de assassinados ocorridos em maceió nos onze meses deste ano, 33,5% (ou 163 mortes), ocorreram no sábado e no domingo. Assim como no Estado, o sábado encabeça o ranking dos dias mais violentos em Maceió, com 85 assassinatos, o correspondente a 17,5% do total de crimes letais.

Aquela máxima de que a vítima estava "no lugar errado na hora errada" nem sempre faz sentido em Alagoas, segundo o levantamento da SSP. Dos 1.402 assassinatos ocorridos este ano no Estado, 50,2% ocorreram na casa ou nas imediações da residência da vítima. Outros 41,5% ocorreram em vias ou locais públicos e somente 5,3% dos assassinatos foram cometidos em locais ermos.

O levantamento também mostra que 47,7% das vítimas tinham entre 18 e 29 anos. Outros 26,5% tinham faixa etária entre 30 e 45 anos, e 11,9%, entre 12 e 17 anos.

Segundo o levantamento da SSP, ter 11 anos ou menos em Alagoas representa menos chance de ser assassinado. Nessa faixa etária, o índice de crimes este ano foi de 0,3%. Em segundo lugar, como menos chance de morrer, aparece os alagoanos com 60 anos ou mais. Pelo menos de janeiro a novembro deste ano, eles foram 2,6% do total de assassinatos este ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X